Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Os 50 Melhores Vinhos da Vida (até agora)

Por Marcelo Copello Não sei ao certo quantos vinhos provei nestas duas décadas como profissional do vinho. Em anos que provei pouco, no início da carreira, fiquei na casa dos 1 mil rótulos, e em anos que provei muito passeio dos 6 mil. Em uma estimativa, por alto, diria que seguramente foram mais de 50 […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h41 - Publicado em 6 jan 2016, 13h42

Por Marcelo Copello

50 melhores painel

Não sei ao certo quantos vinhos provei nestas duas décadas como profissional do vinho. Em anos que provei pouco, no início da carreira, fiquei na casa dos 1 mil rótulos, e em anos que provei muito passeio dos 6 mil. Em uma estimativa, por alto, diria que seguramente foram mais de 50 mil rótulos até agora. Passou muito vinho bom por debaixo da ponte, mas também uma quantidade insalubre de zurrapas. Ossos do ofício.

A lista que se segue é de 50 vinhos inesquecíveis, um para cada mil provados. Procurei não ficar apenas nos franceses de luxo e colocar representantes de todas as principais regiões produtoras, além de abranger safras de quatro séculos, do XVII ao XXI. Algumas de minhas escolhas são clichê, como Pétrus e Romanée-Conti, mas atesto que não são nada clichê no momento em que você os prova e seria hipocrisia não colocá-los neste pódio. Outros escolhidos espero que surpreendam e que suscitem concordâncias e discordâncias. Sobretudo espero que suscitem sede, e que esta sede seja saciada.

Continua após a publicidade

Por fim gostaria de aqui agradecer a quem me proporcionou muitos deste momentos e os compartilhou comigo ao longo destes anos. Muito obrigado e um brinde!

Obs: revisei esta lista várias vezes e em todas elas mudei vinhos, sempre lembrando de mais algum caldo inesquecível.

top 50

Mais em www.marcelocopello.com

Continua após a publicidade

Facebook: vinhocommarcelocopello

Instagram: @marcelocopello

Publicidade