Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Mitos do vinho e saúde

Por Marcelo Copello   Há muito se fala sobre os mitos que rondam a relação entre saúde e vinho. Aqui estão três deles: Mito 1: Vinho tem muito açúcar Sabemos que as uvas possuem açúcar e que os vinhos são feitos de uvas. Então os vinhos tem açúcar? Sim e não. O açúcar da uva […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h18 - Publicado em 5 nov 2016, 09h50

Por Marcelo Copello

 

Há muito se fala sobre os mitos que rondam a relação entre saúde e vinho. Aqui estão três deles:

Mito 1: Vinho tem muito açúcar

Sabemos que as uvas possuem açúcar e que os vinhos são feitos de uvas. Então os vinhos tem açúcar? Sim e não. O açúcar da uva transforma-se em álcool durante a fermentação do vinho. A maioria dos vinhos disponíveis no mercado tem uma quantidade desprezível de açúcar, geralmente entre 2 e 5 gramas por litro. A exceção são os vinhos intencionalmente doces, os vinhos de sobremesa ou fortificados, como os Late Harvest, Sauternes e Porto, que podem passar de 100 gramas de açúcar por litro.

 

Mito 2: Vinho dá dor de cabeça

O vinho contém uma pequena quantidade de sulfitos, que podem ser de origem natural ou adicionados como conservante. Uma pequena parcela da população é alérgica aos sulfitos, porém os sintomas decorrentes são diferentes e a culpa das dores de cabeça não deve ser associada à presença desse composto, pois não há estudos que comprovem esta relação.

Continua após a publicidade

 

Mito 3: Já se conhecem os componentes do vinho que ajudam a saúde

O vinho é um bebida complexa, formada por centenas de compostos. Fala-se em mais de 500 componentes ainda não totalmente conhecidos. Todos os dias surgem novos estudos relacionando vinho à saúde. Nunca foi, contudo, realmente provada relação de um componente específico do vinho com benefícios à saúde. Os melhores estudos são os que feitos de forma estatística, sobre uma grande população por longos períodos. Logo, embora esteja provado que vinho faz de fato bem à saúde, ainda está provado qual composto ou compostos que causam este benefício.

Marcelo Copello (www.marcelocopello.com)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.