Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Hong Kong – 10 anos sem imposto para o vinho

Este ano comemora-se os 10 anos que Hong Kong aboliu o imposto para importação de vinho...

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 abr 2018, 19h01 - Publicado em 21 abr 2018, 09h53

Por Marcelo Copello

Este ano comemora-se os 10 anos que Hong Kong aboliu o imposto para importação de vinho. Este é considerado o fato mais importante do século XXI no mundo do vinho, mudando o eixo para a Ásia, .

Antes de 2007 o imposto de importação de vinho em Hong Kong (HK) era de 80%. Entre 2007 e 2008 criou-se um momento de transição como imposto a 40%, para finalmente cair a 0% (ZERO) em 2008. Não é preciso ser Einstein para prever o que aconteceria: o mercado floresceu a taxas espantosas e transformou HK no hub, no ponto central do comercio de vinho para toda a Ásia.

Nestes dez anos o número de negociantes de vinho estabelecidos em HK cresceu cerca de 1.000%, gerando milhares de empregos, a importação cresceu cerca de 700%. Cerca de 40% do vinho importado é re-exportado para toda a Ásia (principalmente para a China continental). O consumo interno em HK dobrou no período, junto com um crescimento da renda per capita. Segundo dados do Citibank nestes 10 anos o número de milionários em HK cresceu 250%.

Continua após a publicidade

Todas as feiras principais, como Prowein, Vinexpo e Vinitaly, tem edições em HK, que recebe todo o emergente trade asiático. Em paralelo mercados como Singapura, Coréia, e principalmente China, floresceram, tendo em HK como centro de negócios e importação.

HK já ultrapassou Londres e Nova Iorque como capital dos leilões de luxo, que movimentam centenas de milhões de dólares ao ano.

Tudo isso gera riqueza, empregos e movimenta economia, e junto gera arrecadação de impostos.

Continua após a publicidade

O case Honk Kong é replicável no Brasil? Não de forma idêntica, pois: 1-ao contrário de HK temos uma indústria nacional de relevância no mercado interno; 2-Não estamos na Ásia, ao lado da China e outros países de forte importação, e sim ao lado de países de forte exportação, como Argentina e Chile; 3-Por outro lado somos um país muito maior que HK, com um consumo interno ainda baixo e com imensas perspectivas de crescimento.

Repito então a pergunta. O case Honk Kong é replicável no Brasil? Sim, mas talvez revendo também impostos internos como a ST/ICMS e o IPI, não indo a zero no imposto de importação, e revendo a tributação sobre o produto brasileiro, que também é alta.

Leia também: Alemanha – 7 produtores visitados, 80 vinhos avaliados

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.