Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

O que é o gosto de rolha

Nem tudo são flores no mundo do vinho. Às vezes o bouquet murcha e o cheiro delata que há algo de podre no reino de BACO

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 nov 2020, 15h49 - Publicado em 20 nov 2020, 10h46

Por Marcelo Copello

Nem tudo são flores no mundo do vinho. As vezes o bouquet murcha e o cheiro delata que há algo de podre no reino de BACO.

O tema de hoje é um dos defeitos mais comuns no vinho, chamado bouchonée (buxonê). Bouchon significa rolha em francês. Em Portugal diz-se que o vinho está “com gosto de rolha”, ou simplesmente “com rolha”, na Espanha com “corcho”, na Itália com “tappo”. No Brasil usamos o francês bouchonée.

Diz-se bouchonée do vinho que tem um cheiro desagradável, de mofo, que vem de sua rolha, causado por uma substância química, o TCA, ou 2-4-6 Tricloroanisol.

Mas o que é isso? O TCA, ao contrário do que muitos pensam, não é em si um fungo, mas sim um composto químico, que ocorre em locais onde haja fungos e cloro. No caso do vinho este local pode ser um rolha contaminada.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que o bouchonée pode ocorrer em diferentes níveis de infecção. Em níveis altos o vinho fica com um aroma obviamente horrível e defeituoso, que qualquer pessoa percebe e o vinho é imediatamente descartado. Existem casos em que o nível de infecção é intermediário, e apenas pessoas mais sensíveis ou trinadas percebem. E ainda há casos em níveis baixíssimos, onde não se percebe o aroma peculiar de mofo, mas o TCA “mata” de forma silenciosa o vinho, que fica apagado e com aromas e sabores prejudicados, sem uma causa aparente.

Mas qual a chance de um vinho estar bouchonée? Fala-se que 2% de todos os vinhos tapados com rolha de cortiça teriam este problema. Na minha experiência este número é bem menor e vem caindo. Na recente Grande Prova Vinhos do Brasil 2020, na qual provamos cerca de 1,3 mil vinhos, este número ficou em cerca de 1,5%.

E o vinho bouchonée faz mal a saúde? Não, não faz, é só o cheiro ruim mesmo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.