Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Dia das crianças com SUCO DE UVA

O que é o que é? Parece vinho, tem propriedades saudáveis semelhantes as do vinho, e o gosto…

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 out 2017, 21h54 - Publicado em 8 out 2017, 21h53

Por Marcelo Copello

O que é o que é? Parece vinho, tem propriedades saudáveis semelhantes as do vinho, e o gosto… bom, o gosto é do paladar de cada um.

O dia da criança me trouxe à memória uma antiga tradição italiana, a de dar para os bambini, no lugar de refrigerante, um gole de vinho com água com gás e açúcar. No Brasil, porque não dar um bom suco de uva integral para os pequenos?

O suco de uva, junto com os espumantes, são os produtos derivados de uva que mais crescem no mercado nacional. A comercialização de suco, em 10 anos, entre 2005 e 2015, cresceu nada menos que 1.600%, veja o quadro abaixo

 

2005/Litros 2015/Litros %
Suco de uva natural/integral 6.227.515 108.317.986 1.639%

Expandir Tabela

 

 

PRODUTO DE EXPORTAÇÃO

O suco de uva é também um produto de exportação em crescimento. A Categoria de suco de uva, hoje representa mais de 50% da uva americana processada no estado do RS. Na prática podemos dizer que o antigo “vinho de garrafão” está migrando para um novo produto, o suco de uva – produto de maior valor agregado e de qualidade internacional. Algumas empresas já buscam selos de agricultura orgânica visando este crescente filão no Brasil e no exterior.

Continua após a publicidade

 

BENEFÍCIOS À SAÚDE

São muitos os nutrientes do sumo da uva, como vitamina C e diversos minerais. Estima-se que 500 ml de suco por dia seja é capaz de suprir 100% a necessidade diárias  de ferro, manganês, cobre e zinco.

Segundo o site www.grapejuiceofbrazil.com o suco de uva é rico em polifenóis, antioxidante com atuação na prevenção de doenças como câncer e problemas de coração. O suco de uva é também neuroprotetor, podendo contribuir na prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer.

É bom lembrar, contudo, que tanto vinho quanto o suco de uva não são remédios. São bebidas saudáveis sim, mas que atuam na prevenção e não na cura de doenças. Logo, nada melhor do que enquanto adultos degustam vinhos as crianças bebam suco, para que construam desde cedo suas defesas contra a ação dos radicais livres.

 

CÂNCER DE MAMA

(fonte Ibravin)
Estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram que o consumo da bebida rica em polifenóis durante a gestação diminui as chances de desenvolvimento da doença pelas filhas e também auxilia na redução de peso das gestantes.

A pesquisa é da biomédica brasileira Caroline Dani, realiza no Lombardi Cancer Center (Georgetown University), em Washington, e apresentada durante o III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorreu em junho deste ano  em Bento Gonçalves (RS).

Continua após a publicidade

Com base em pesquisas anteriores realizadas na University of Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, em que foi demonstrado que suco de uva pode prevenir o aparecimento do câncer de mama, Caroline desenvolveu estudos inéditos, com prole de ratos, e comprovou que o efeito não é somente para quem o consome. A ingestão da bebida durante a gravidez ajuda a proteger o organismo de seus descendentes quanto ao surgimento de células cancerígenas e alterações celulares que podem levar ao aparecimento do câncer na fase adulta das filhas.

Suco de uva como aliado no controle de peso das gestantes

Segundo a pesquisadora Caroline Dani, os estudos comprovaram que a ingestão de suco de uva diminui o peso final das gestantes, bem como o aumento de peso gestacional, quando comparado aos outros grupos.

Números do câncer no mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, foram 14,1 milhões de casos novos de câncer e um total de 8,2 milhões de mortes pela doença em todo o mundo;
TIPOS DE SUCO DE UVA

Entenda as diferenciações do produto
Nos sucos de uva 100% do Brasil, o único ingrediente é a fruta, sem adição de açúcar, conservantes, sabores ou aromas artificiais. É por isso que eles são nutritivos e têm inúmeros benefícios para a saúde. Nem tudo que tem uva é suco. Fique atento aos diferentes tipos de produtos.

Continua após a publicidade

Suco de uva 100%: 100% uva, sem adição de açúcar, conservantes, corantes ou aromatizantes.

Néctar: 50% uva, diluído em água e adoçado.

Bebida/Refresco: 30% uva, diluído em água e adoçado, podendo ser colorido e aromatizado artificialmente.

Em pó: pode não conter uva em sua composição.

 

GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL

Desde 2016 a GRANDE PROVA VINHSO DO BRASIL adotou o Suco de Uva Integral (branco e tinto), como uma das categorias da competição, elegendo um campeão e premiando com medalhas de ouro e prata os melhores da categoria.

Continua após a publicidade

A GRANDE PROVA VINHSO DO BRASIL 2017 é o maior concurso exclusivamente dedicado aos vinhos brasileiros, e este ano acontece entre os dias 23 a 26 de outubro.

Informações: grandeprovavinhosdobrasil@gmail.com

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.