Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

5 gráficos que farão você investir em enoturismo

Cada vez mais vinho é turismo e turismo é vinho.

Por marcelo
Atualizado em 6 mar 2018, 12h28 - Publicado em 6 mar 2018, 12h16

Cada vez mais vinho é turismo e turismo é vinho. A indústria do enoturismo ou wine tourism já tem vida própria e já responde em média por cerca de 20% do faturamento das vinícolas (veja interessantes números abaixo).

NÚMEROS DO ENOTURISMO NO MUNDO

A Great Wine Capitals (GWC) é uma das mais importantes associações ligadas ao enoturismo e congrega sete das principais capitais vinícolas do mundo: Bordeaux (França), Florença (Toscana-Itália), Bilbao (Rioja-Espanha), Porto (Portugal), Mainz (Reno-Alemanha),São Francisco (Napa Valley-EUA), Cape Town (África do Sul) e Mendoza (Argentina).

tourismo

Através de uma grande pesquisa com as vinícolas destas regiões a GWC tabula dados que mostram o quanto cresceu o enoturismo. Resumi aqui alguns dos dados mais interessantes:

Continua após a publicidade

– O percentual de receita com enoturismo das vinícolas entrevistadas corresponde a 19,45%. Este número é impressionante. Ou seja, cada vez menos o negócio das vinícolas é vender vinho e cada vez mais vender experiências.

percentual enoturismo receita

Da receita gerada pelo enoturismo, qual a principal fonte? A resposta vencedora foi: “Degustações”, é claro, é a principal, mas novos nichos como casamentos e exposições de arte vêm crescendo bastante.

principais fontes de receita

Continua após a publicidade

Qual o canal mais importante de distribuição de seus vinhos?

Em 1o lugar, para 32% das empresas, a venda direta na própria vinícola é o canal mais importante. 

canais de venda

–  Entre 2012 e 2015 aumento de jovens (com menos de 35) de 13% para 25%, e dos visitantes do sexo feminine, de 25% para 45%.

Continua após a publicidade

4

O gasto médio de cada visitante é alto, mas varia muito de região para região. A Toscana lidera com US$ 201 dólares por pessoa.

gasto

NOVOS SERVIÇOS

A cada dia novas atrações e serviços são oferecidos pela indústria do enoturismo, de forma a criar atratividade e se aproximar os enófilos da origem de seus vinhos prediletos.

Um destes novos serviços, que acaba de ser lançado, é o inovador site www.winetourismportugal.com. Nele você poderá não só agendar visitas guiadas às melhores vinícoals de Portugal, mas também hospedagens, jantares, degustações especiais exclusivas e uma série de atividades ligadas à sua bebida predileta, tudo isso com o apoio de uma equipe especialista em viagens de vinhos e de um enólogo on-line.

Não por acaso um serviço como este surge em Portugal, destino predileto dos brasileiros na Europa. Entre 2009 e 2013 Portugal recebeu 17% a mais de brasileiros e o valor médio gasto por pessoa têm aumentado cerca de 7% ao ano.

Leia também:O último Les Gaudichots, um elo perdido da Borgonha

Continua após a publicidade

Marcelo Copello (mc@marcelocopello.com)

www.marcelocopello.com

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.