Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

5 filmes imperdíveis para quem ama vinho e cinema.

Por Marcelo Copello. A escolha dos 5 foi apenas para não me tornar um catálogo, porque são incontáveis as histórias que se criam em torno de uma taça de vinho. Mas os filmes que selecionei tem para mim uma importância histórica no caminho dos vinhos, baseados em fatos reais ou ainda aqueles que a gente […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h56 - Publicado em 20 ago 2015, 15h30
5 filmes imperdíveis sobre vinho.

5 filmes imperdíveis sobre vinho.

Por Marcelo Copello.

A escolha dos 5 foi apenas para não me tornar um catálogo, porque são incontáveis as histórias que se criam em torno de uma taça de vinho. Mas os filmes que selecionei tem para mim uma importância histórica no caminho dos vinhos, baseados em fatos reais ou ainda aqueles que a gente gostaria de estar vivendo dentro da tela. Então programe-se!

1 – Horizonte Sem Limites (Higher Love) -EUA, 1998. Direção: John Huddles

Rossu planeja vender a coleção de vinhos de sua família com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios. Mas o jovem encontra seu tio Cullen, um homem com planos muito mais bizarros para o tesouro da família.

Continua após a publicidade

2 – Red Obssession – Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados vinhos tintos dispararam. Algo sem precedentes acontece na região: a entrada de compradores da China. O quão excepcional pode ser a garrafa de um bom vinho? O que leva um rico empresário a pagar centenas de milhares de dólares por uma única garrafa? É o gosto, o prestígio ou o investimento que impulsiona a demanda por vinhos da região? Narrado por Russell Crowe.

3 – Sideways – Entre Umas e Outras (EUA, 2004) . Direção: Alexander Payne

Presente na já citada lista de filmes sobre o mundo rural, Sideways não poderia ficar de fora dessa. Considerado um dos filmes de vinhos mais marcantes, o longa conta a história de dois amigos que descobrem no vinho e em suas próprias companhias uma forma de aproveitar e refletir um pouco mais sobre a vida.
Fato curioso: o filme ajudou a Pinot Noir a se transformar em um dos vinhos mais vendidos dos Estados Unidos.

4 – Um Bom Ano (EUA, 2006) . Direção: Ridley Scott
Também presente na lista prévia, o longa de Ridley Scott é outro indispensável quando pensamos na relação da bebida com o cinema. Russell Crowe é um acionista londrino que se vê obrigado a voltar para a França – onde passou a infância em um lindo chateau ao lado de seu tio. No filme, uma taça de vinho é capaz de mudar vidas.

Continua após a publicidade

5 – O Julgamento de Paris (EUA, 2008). Direção: Randall Miller
Baseado em fatos reais, o filme retrata a competição internacional de melhor vinho de 1976 – quando surpreendentemente os franceses perderam para os californianos. A história do dia 24 de maio de 1976 – dia em que uma degustação às cegas deu o “épico” prêmio às bebidas da Califórnia – pode ser completamente conferida no longa.

Agora é hora de escolher o vinho e fazer a pipoca!

Insta: @marcelocopello

face: vinhocommarcelocopello

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.