Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

10 novíssimos filmes sobre VINHO

O cinema descobriu o vinho e o vinho descobriu o cinema.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2017, 13h35 - Publicado em 24 ago 2017, 13h30

Por Marcelo Copello

O cinema descobriu o vinho e o vinho descobriu o cinema. Até o início dos anos 2000 o vinho era apenas um coadjuvante no cinema, aparecendo em algumas cenas, mas raramente como tema central do filme. A primeira leva de filmes onde o vinho era a estrela veio com sucessos como Sideways – Entre umas e outras (Sideways, EUA, 2004) e Um bom ano (A good year, EUA, 2006), para citar apenas dois exemplos. Para alegria dos enófilos, depois destes seguiram-se muitos!  Na matéria de hoje elencamos nada menos que 10 produções recentes onde o vinho é o tema principal

Luz, câmera e… um brinde!

1 – The Duel of Wine

Estrelado pelo sommelier e ator Charlie Arturaol. Astro principal do filme que estreia em setembro está no Brasil participando do Rio Wine and Food Festival 2017. Durante o Festival haverá apresentação do filme no Anfiteatro do Morro da Urca, onde acontece o Wine Out

O filme conta a incrível história de Charlie Arturaola, um grande sommelier que ao perder o palato perde também a sua identidade. À beira de uma crise de nervos, Charlie vai dar a volta ao mundo à procura deste sentido perdido, do vinho e da vida, enfiando-se numa série de aventuras entre cantinas e produtores de vinho, comilões e donos de restaurantes. Um filme que faz da ironia e do sarcasmo o denominador comum que permite transpor para o cinema o panorama enológico italiano e internacional na sua infinita riqueza de nuances.

Charlie Arturaola é um dos mais reconhecidos e carismáticos experts de vinho do mundo.

Continua após a publicidade

2 – Saint Amour – Na Rota do Vinho

Jean e Bruno, pai e filho, decidem deixar o seu cotidiano na agricultura para trás para realizar uma viagem. Contratando Mike como seu motorista particular, os dois embarcarão em uma viagem, uma verdadeira turnê pela região vinícola da França, uma jornada inesperada que fará com que os três repensem suas próprias vidas e aprendam uma coisa ou outra sobre si mesmos durante o caminho.

 

3 – Sour Grapes

Esse documentário conta o caso do maior falsificador de vinhos da história!

Perfeitamente ambientado no mundo dos super-ricos dos EUA (sobretudo em Nova York e Los Angeles), no auge do boom financeiro dos anos 2000, o jovem Rudy Kurniawan exibia-se nesse circuito como um generoso anfitrião, expert em vinhos, que oferecia um sem número de vinhos raros oriundos de sua enorme adega.

Tudo ia bem na vida de luxo e prestígio de Kurniawan. Até que em 2006, depois de amealhar cerca de 35 milhões de dólares em dois leilões de vinhos provenientes de sua adega, ele chamou a atenção de alguns produtores de vinho e do departamento especializado em falsificações do FBI.

Continua após a publicidade

4 – A Year in Champagne

Uma indulgência. Uma celebração. Uma sedução. Um triunfo. Esta é a essência do champanhe, não é? Com o renomado importador de vinhos Martine Saunier como nosso guia, UM ANO NO CHAMPAGNE fornece um vislumbre raro nos bastidores para o verdadeiro champanhe através de seis casas, de pequenos fabricantes independentes como Champagne Saint-Chamant, onde cada garrafa ainda é virada manualmente até as ilustres casas de Gosset e Bollinger, que contribuíram para moldar a imagem do champanhe em todo o mundo.
 

5 -Barolo Boys

Quem aprecia o vigor elegante do Barolos, os grandes tintos do Piemonte, não pode deixar de assistir o filme Barolo Boys, a história de uma revolução! Ele narra a trajetória fascinante de um grupo de “meninos rebeldes” que ao longo dos últimos 30 anos transformou esse célebre vinho em algo ainda melhor, para muitos, o “melhor vinho do mundo”!

 

6 – Red Obsession
Durante séculos, Bordeaux assumiu um status mítico no mundo dos vinhos finos como um fio condutor de riqueza, poder e influência, mas sua prosperidade sempre esteve ligada à natureza caprichosa dos mercados e as mudanças econômicas das economias globais. Agora, a mudança está chegando para Bordeaux, com clientes tradicionais, como os EUA eo Reino Unido caindo, à medida que novos ricos dos preços de pressão da China para níveis estratosféricos. A demanda é sem precedentes, mas o produto é finito e este novo cliente quer tudo. Será que o mercado da China ser a bolha que não explode ou a maior ameaça ainda séculos de idade a reputação de Bordeaux?.


7 – Vino para Robar

Sebastián e Natalia são dois ladrões profissionais que se conhecem em circunstâncias peculiares: enquanto ambos tentam roubar uma importante peça de arte de um museu. Tempos depois, eles precisam trabalhar juntos para o roubo de um dos melhores vinhos do mundo.

Continua após a publicidade

 

8 – A Year in Burgundy

Um filme sobre a Borgonha, que acompanha a rotina de um ano inteiro (2011) de sete grandes produtores de vinho da região, inclusive de um dos proprietários do Domaine de la Romanée-Conti, Lalou Bize-Leroy (dona do Maison Leroy).

A Year in Burgundy, que tem esse título numa clara referência ao famoso livro de  Peter Mayle (A Year in Provence), acompanha os produtores enquanto lidam com as ondas de calor da primavera de 2011, o medo de geada e das devastadoras cuvas de granizo antes da colheita. “É um drama humano”, disse Kennard.

9 – Somm – Into the Bottle

Os espectadores são levados para além da prova e vão para dentro da garrafa de vinho. Os mais famosos viticultores e sommeliers do mundo revelarão o que faz do vinho o elixir mais atraente, uma bebida que está entrelaçada com a história da humanidade. O filme traz aos espectadores uma visão rara e nunca antes vista do interior do mundo de famosos e cultos viticultores como Jean Louis Chave, Aubert Villaine (Romanée-Conti) e Robert Mondavi.

 

10 – El Camino del Vino

A ideia inicial era fazer um filme documentário sobre a vida do sommelier Charlie Arturarola, porém, ele explica que faltava algo no filme e por isso modificaram a ideia, baseando-se na vida de Arturarola para criar uma problemática. “Estavamos nesse mundo gigantesco e queriamos uma maneira de interpretá-lo, abri-lo, mudar um pouco o estado das coisas, e tivemos essa ideia de o protagonista perder o paladar”, contou Carreras.

Continua após a publicidade

 

A ideia inicial era fazer um filme documentário sobre a vida do sommelier Charlie Arturarola, porém, ele explica que faltava algo no filme e por isso modificaram a ideia, baseando-se na vida de Arturarola para criar uma problemática. “Estavamos nesse mundo gigantesco e queriamos uma maneira de interpretá-lo, abri-lo, mudar um pouco o estado das coisas, e tivemos essa ideia de o protagonista perder o paladar”, contou Carreras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.