Imagem Blog

Vanessa Aragão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Vanessa Aragão, pesquisadora e instrutora de meditação
Criadora do projeto Meditante Urbana
Continua após publicidade

A conversa e o caminho: como você deve escutar?

Tenho experimentado conversas que carregam o desejo pela verdade em si mesma por interesse dos dois participantes. Isso significa escutar e falar de verdade

Por Vanessa Aragão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 set 2021, 12h18 - Publicado em 1 set 2021, 10h12

O mundo começa nos olhos, se alastra pelo rosto, desce o peito e o dorso. É impressionante o que as pessoas lhe dizem quando você está disposto a ouvir. O poeta Paulo Henriques Britto diz que o mundo começa nos olhos e termina na ponta dos dedos. Eu acho que há uma misteriosa arbitrariedade em tudo isso.

É uma delícia descobrir o mundo do outro: um olho aberto sem pálpebras nem cílios, que se expande no toque, na ponta dos dedos, nas mãos hábeis que dão forma e eternizam essa humanidade. Nas minhas sessões de yoga restaurativo, meditação ou soundhealing, eu falo e escuto. Falo mais com algumas pessoas, escuto mais outras.

Aprendi, com certa dor, que você não consegue perceber tudo. Tampouco você também consegue ser objetivo. Você está vivo, portanto é subjetivo. Decidi desenvolver a habilidade de escutar e estou aprendendo a não roubar os problemas dos meus alunos. Não quero ser uma heroína libertadora ou o deus ex-machina.

As pessoas que escuto precisam falar porque é assim que elas pensam (e elas precisam pensar). Quando as pessoas pensam, simulam o mundo e planejam como agir nele. Criamos pequenos avatares de nós mesmos e os colocamos em nossos mundos ficcionais. Então pensar é escutar a si mesmo.

Continua após a publicidade

É difícil, vai. Para pensar você precisa ser pelo menos duas pessoas ao mesmo tempo. E então precisa permitir que essas pessoas discordem. Para mim, o pensamento é um diálogo interno entre dois ou mais pontos de vista diferentes sobre o mundo. Pensar envolve conflito. Então, você precisa tolerar o conflito. E conflito envolve negociação e consenso. Só aí você já tem questões para trabalhar por toda uma encarnação…

Uma pessoa que realmente escute, testa as suas palavras sem ter que dizer nada. Para mim, é mágico quando você encontra esse alguém. No final de semana, lembrei do psicoterapeuta Carl Rogers, que dizia que a maioria de nós não é capaz de escutar porque escutar é muito perigoso.
” O primeiro requisito é a coragem, e nem sempre a temos. Se realmente entender uma pessoa, se estiver disposto a entrar no mundo particular do outro e ver como a vida é para ele, você corre o risco de mudar a si mesmo. Esse risco de ser mudado é uma das perspectivas mais assustadoras que podemos enfrentar”.

Quando você escuta sem julgamentos prematuros, as pessoas geralmente lhe dizem o que estão pensando com pouca falsidade. Serão coisas maravilhosas, absurdas e interessantes. Poucas de suas conversas serão tediosas, acredite. E assim a mágica acontece again.

Continua após a publicidade

Tenho experimentado conversas que carregam o desejo pela verdade em si mesma por interesse dos dois participantes. É isso o que significa escutar e falar de verdade. É por isso que é envolvente, vital e significativo. Aliás, esse senso de significado é um sinal ancestral do seu Ser.

Você está onde deveria estar, com um pé na ordem e outro estendido para o caos. Você está imerso no TAO, que é o caminho para a vida. Essa relação, que começa nos olhos do mundo e termina na ponta dos dedos, é estável o bastante para você estar seguro e flexível o suficiente para se transformar.

A conversa na rede me coloca no reino onde as almas se conectam e esse é um lugar real.
Destrinchamos o caos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.