Clique e assine por apenas 4,90/mês
Thi Ferreira Por Thi Ferreira, formado em educação física e criador da metodologia Thisquad

Qual o jeito correto de pisar ao correr?

Vantagens e desvantagens de tocar primeiro o calcanhar ou a parte da frente dos pés no chão

Por Thi Ferreira - Atualizado em 15 set 2020, 15h13 - Publicado em 15 set 2020, 12h45

Assunto polêmico no mundo da corrida e que divide muitas opiniões com treinadores, especialistas e praticantes. Como é o jeito certo de pisar ao correr?

Algumas pessoas seguem a linha mais conservadora e dizem que o correto é tocar o calcanhar primeiro, outros preferem atacar o chão com a parte da frente do pé.

Mas e aí Thi, qual é a melhor?

Educativo para melhora da passada na corrida. Pedro Peste/Thisquad/Divulgação

Calma, querido corredor, antes de qualquer coisa, não existe o certo ou o errado e sim o que é mais ou menos eficiente.

Ao atacar o chão com o calcanhar o atleta perde mais tempo pra dar a passada, ou seja, é bem difícil desenvolver uma corrida mais rápida com esse tipo de passada. Além disso, quando você toca primeiro o calcanhar no solo você gera mais impacto para suas articulações (tornozelo, joelho…). Mas se você prefere essa passada opte por um tênis com maior amortecimento.

Já a passada com o ante-pé (parte da frente) é mais rápida, você vai evoluir muito bem em questão de performance. Mas é uma passada que demanda treino e adaptação. Logo, exercícios direcionados estão aí pra isso.

Deixando a polêmica de lado, o mais importante disso tudo é praticar uma atividade física e a corrida tem esse lado democrático e libertador. Procure sempre orientação de um profissional de educação física, ele vai adaptar você e seu processo evolutivo será maior.

Até mais e nos vemos nas pistas!

Continua após a publicidade
Publicidade