Imagem Blog

Thalita Reboucas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da Thalita Rebouças
Continua após publicidade

Londres sem troca da guarda? Tô dentro!

Na última viagem que eu e meu marido fizemos a Paris tivemos a deliciosa companhia de um casal de amigos, o Caíca e a Cristina, em sua primeira visita à Cidade Luz. Lá, avisamos a eles que assim que pisassem de volta em solo carioca o primeiro amigo que encontrassem certamente perguntaria: “Foram a tal […]

Por thalita
Atualizado em 25 fev 2017, 19h17 - Publicado em 24 nov 2012, 13h24

Na última viagem que eu e meu marido fizemos a Paris tivemos a deliciosa companhia de um casal de amigos, o Caíca e a Cristina, em sua primeira visita à Cidade Luz. Lá, avisamos a eles que assim que pisassem de volta em solo carioca o primeiro amigo que encontrassem certamente perguntaria: “Foram a tal lugar? Não?! Caramba, então vocês não conheceram Paris”. Complementamos com um adendo gaiato: “Todo mundo conhece mil lugares imperdíveis em Paris e em várias cidades do mundo. Por isso, pra facilitar, mesmo se não tiverem ido digam que foram e a-do-ra-ram”.

Nunca viajo me sentindo na obrigação de ir aos pontos turísticos só porque todo mundo no mundo inteiro vai. Na minha humilde opinião, tudo bem ir a Roma e não ver o Papa, ir à Paris e não ver a Mona Lisa, ir à Natal e não andar de dromedário. Ah, sim. Eu descobri na minha ida à Natal que dromedários são uma atração e tanto por lá. Amo o Nordeste e este ano tive a possibilidade de conhecer a capital do Rio Grande do Norte e toda sua beleza por conta de um trabalho. Num dia de folga, propus ao meu acompanhante Wiled, amigo de todas as horas, um típico programa turístico: um passeio de buggy.

O motorista chegou empolgado avisando que seriam seis horas de passeio. Diante da nossa cara de espanto, ele justificou: conheceríamos sete praias e duas lagoas. Duas lagoas! Ok, bora turistar!

Depois de um engarrafamento quilométrico e suando bicas no banco de trás, eu e Wiled fomos apresentados à primeira praia: Genipabu. Ficamos impressionados. Era tudo muito: muito bonito, muito grandioso, muito arrebatador, muito quente, muitas dunas, muita gente, muito jegue. Opa! Jegue!

Continua após a publicidade

– Quem quer foto com jegue? Quem quer foto com jegue? – perguntava um menino de bermuda.
– Tire, moça. Jegue aqui é atração turística. E é baratinho. Agora, se montar no jegue é um pouquinho mais caro, viu? – explicou o motorista.
– Mas tem fila, moço – reclamou Wiled.
– Mas anda rapidinho, seu William.

Wiled/ William e eu recusamos prontamente, e olha que o menino de bermuda era insistente à beça. Nada contra os jegues, até gosto deles, mas eu e o Wil não somos o tipo de turistas que tira fotos a todo momento, ainda mais de atrações turísticas. Fotografamos a paisagem mesmo (que dava de mil nos jegues) e, para total surpresa do motorista, que parecia não acreditar na nossa recusa para a foto, pedimos para ele seguir com o passeio.

Chegamos à primeira lagoa, cujo nome não me recordo e onde era impossível achar um espaço vazio na praia que a circundava. Lagoa bonita, lagoa lotada, vimos, não caímos na água e chamamos o motorista dez minutos depois de chegar lá.

Continua após a publicidade

– Mas já? Era pra vocês ficarem pra base de uma horinha se refrescando aí. Ôxe, mas vocês não são fáceis…
Partimos para a segunda lagoa.
– Aqui vocês vão querer ficar. É a lagoa da tirolesa. Cai de bunda na água, o povo adora.
⎯ Mas a gente não tem mais idade pra isso, moço.
⎯ Como não? Isso aqui é atração turística!

Cada vez mais inconformado com nossa atitude turismo zero, o motorista nos levou a outra praia, mais outra, e nós, sem sair do carro, nos limitávamos a suspirar embevecidos com a paisagem e seguir em frente. Sem parar para fotos. Finalmente chegamos à praia onde estavam os famosos dromedários.

⎯ Daqui a uma meia horinha eu tô de volta e pego vocês. Porque agora é a vez dos dromedários e eu duvido, du-vi-do!, que vocês não queiram dar uma voltinha de dromedário. Porque du-vi-do que no Rio tenha dromedário dando sopa assim!
⎯ Não! A gente não quer andar de dromedário… Já vimos os dromedários, são fofos.
⎯ E desde quando dromedário é fofo, dona? Dromedário é um bicho raro, gente! Aproveita o dromedário, vai por mim!
⎯ Sem dromedário, querido… ⎯ decretou Wiled.
⎯ Mas estamos adorando o passeio, mesmo sem dromedário, viu? ⎯ disse, pra deixá-lo mais felizinho.
⎯ Então agora vocês vão almoçar? Tem um restaurante aqui perto onde todos os turistas almoçam e adoram.

Continua após a publicidade

Preferimos almoçar perto do hotel a nos arriscar a cair numa cilada turística sem corcova.

⎯ Então vamos voltar pra Natal… Fazer o quê? ⎯ suspirou o motorista, que não era dromedário mas era um fofo.
⎯ Mas já? E as seis horas de passeio? ⎯ questionou Wiled.
⎯ Ôxe, mas vocês não quiseram fazer nada, seu Wilem… A gente em duas horas já matou tudo.

No caminho de volta, ele passou por uma linda praia deserta, de água cristalina, cenário de filme. Quisemos parar para um mergulho.

Continua após a publicidade

⎯ Aqui? Mas justo aqui!? Aqui não tem nada demais! Ninguém para aqui! Nem comida pra vender tem! A senhora me desculpe, mas vocês são esquisitos, hein?

Rimos e nos jogamos na imensidão azul felizes como duas crianças, abestados com a beleza arrebatadora, com a natureza em estado bruto. E um silêncio celestial. Achamos sem querer o paraíso na Terra. Ele era nosso. Só nosso. E é assim que eu gosto de viajar: descobrindo lugares, experimentando sensações e comidas novas, me permitindo fazer o que ninguém faz, o que não está em nenhum guia turístico. Às vezes, sentar numa praça e ver a vida passar numa cidade que você visita pela primeira vez pode ser muito mais interessante e enriquecedor do que tirar mil fotos em lugares insuportavelmente lotados ou pegar uma fila gigante só para dizer que foi, sim, a tal lugar considerado imperdível pela maioria das pessoas.

No almoço, num restaurante simples de culinária impecável, que escolhemos aleatoriamente quando bateu a fome, pedimos várias entradas para beliscar. Perguntei ao garçom:

Continua após a publicidade

⎯ Essa lula à dorê aqui do cardápio… Ela é tipo incrível?
⎯ Não é não, é empanada.

Rolei de rir.

Como a lula era sensacional e fez muito bem às minhas papilas gustativas, mudei de hábito. Agora, quando quero dizer que algo é incrível, digo simplesmente que é empanado. Tipo empanado.

E assim, com idas despretensiosas a restaurantes mais despretensiosos ainda, viagens como essa se tornam inesquecíveis. Falando em inesquecível, Natal é tudo de bom e mais um pouco. É tipo empanado. E bota empanado nisso!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.