Imagem Blog

Teatro de Revista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Por trás dos panos: reportagens, entrevistas e novidades sobre a cena teatral carioca
Continua após publicidade

Patrycia Travassos fala sobre sonhos de infância e o poder da comédia

Sob a direção de Marcus Alvisi, atriz estrela o solo "Área", no qual dá vida a uma aeromoça que comete loucuras por amor

Por Renata Magalhães
3 jul 2018, 14h42

Essa peça quebra um jejum de quatro anos longe dos palcos. Do que você mais sentia falta no teatro?
Adoro a rotina do teatro. Aquela hora que você passa em cena por dia é tão intensa! Fora o contato com o público. Sabe o que acho curioso? Saber que o dinheiro que eu recebo vem direto de quem está me assistindo. É uma sensação como se eu estivesse vendendo um produto, consolida uma relação muito direta. Você sabe quanto ganhou por dia (risos)! Senti falta de tudo, mas principalmente desse exercício com a plateia.

Qual o poder da comédia?
Na comédia, você sente mais o público. Em um drama, o público só se manifesta no final, você não ouve quase nada durante a sessão. Já quando se trabalha com humor, você contracena com os espectadores desde o primeiro momento que eles acharam engraçado. É uma plateia muito presente, que te ensina sobre tempos e tons. Se você ensaia uma comédia sem público, você ainda não fez realmente a peça. Só dá para entender exatamente o texto, as piadas e o movimento do texto quando a plateia entra.  

Você já sofreu muito por amor?
Claro. E são experiências que você leva para a vida inteira, tanto como você entrou naquela situação quanto como você saiu dela. É muito bom ter essas referências, todo mundo já passou por algo parecido.

Porque você decidiu escrever essa história? Foi algum caso pontual? O quanto do texto é autoral?
Fui escrevendo ao longo de vários anos. No início, só imaginava a personagem da aeromoça alucinada. Foi um trabalho cotidiano até chegar neste formato, mas não teve nada de autoral. É tudo 100% ficção.

Continua após a publicidade

Já sonhou em ser aeromoça quando era pequena? Aliás, o que você queria ser quando era pequena?
Sonhava, sim! Achava chiquérrimo usar aquele uniforme e viver no avião. Até hoje é algo que acho interessante. Ter o mundo como seu bairro, sabe? Mas também sonhava em ser astronauta, astrônoma, professora… os sonhos mais díspares possíveis. 

O que mais te encanta na sua profissão?
Tudo na minha profissão me encanta! Desde pequena, costumava desenhar um palco, com o seu público e uma pessoa em cena. Sempre fui fascinada. Lembro de ver teatro infantil e ficar na dúvida se gostava daquilo; não pelo que eu estava assistindo, mas pela sensação se estar no lugar errado. Queria estar na cena, não na plateia! Ainda bem que esse sonho de infância eu consegui realizar.

Teatro dos Quatro. Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea. Quinta, 21h. R$ 60,00. Até o dia 26.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.