Imagem Blog

Teatro de Revista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Espetáculos, personagens, bastidores e tudo mais sobre o que acontece na cena teatral carioca, pelo olhar do crítico da Veja Rio
Continua após publicidade

Começa hoje o festival Cena Brasil Internacional

Abrem-se hoje as cortinas para o festival Cena Brasil Internacional. Concebido por Sérgio Saboya, produtor cultural com dezessete anos de estrada, a mostra, apenas em sua segunda edição, tornou-se um dos principais eventos de teatro do Rio. “O Cena Brasil é um festival de intercâmbio, de residência dos artistas. O sucesso da primeira edição se […]

Por rafaelteixeira
Atualizado em 25 fev 2017, 19h06 - Publicado em 5 jun 2013, 19h33

Abrem-se hoje as cortinas para o festival Cena Brasil Internacional. Concebido por Sérgio Saboya, produtor cultural com dezessete anos de estrada, a mostra, apenas em sua segunda edição, tornou-se um dos principais eventos de teatro do Rio. “O Cena Brasil é um festival de intercâmbio, de residência dos artistas. O sucesso da primeira edição se deu porque conseguimos detectar a necessidade do artista no que se refere à troca. O foco do festival é o artista e seu processo criativo”, diz Saboya.  Neste ano, são dezoito espetáculos de companhias de Brasil, Inglaterra, Portugal, Bélgica e Argentina, que ocupam principalmente o CCBB, mas também a região do entorno — incluindo aí encenações em restaurantes e ao ar livre.

A noite de abertura começa com a atriz Inez Viana, que dirige a comédia Maravilhoso, com Felipe Abib e Debora Lamm, no Teatro I, às 19h. Às 20h, a biblioteca do CCBB recebe a companhia argentina Intimo Teatro Itinerante, com o drama Pueden Dejar lo que Quieran. Alvo de grande interesse é Bane, monólogo cômico escrito, dirigido e estrelado pelo inglês Joe Bone (em cena na foto), sobre um mercenário que se vê perseguido por um bandido, atração no Teatro III, às 21h. Rebatizada como Billdog, a peça, que virou cult no circuito londrino em 2009, ganhou uma bem-sucedida montagem brasileira no ano passado, com Gustavo Rodrigues dirigido pelo próprio Bone em conjunto com Guilherme Leme — um enorme sucesso que só saiu de cartaz na semana passada. No palco desprovido de qualquer objeto cênico, vestindo um só figurino o tempo todo e com o apoio apenas da luz e de um guitarrista que faz a trilha ao vivo,  o ator se multiplica em quase quarenta personagens, e ainda faz toda as sonoplastias, de portas rangendo a tiros de revólver, de miados de gato a freadas de carro. “Foi incrível ver como o Gustavo tornou o espetáculo em algo dele. Sua energia, comprometimento, trabalho de corpo, timing e caracterizações são fanásticos”, elogia Bone.

O festival segue até o dia 16. Confira a programação completa da primeira semana aqui e a da segunda semana aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.