Imagem Blog

Teatro de Revista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Espetáculos, personagens, bastidores e tudo mais sobre o que acontece na cena teatral carioca, pelo olhar do crítico da Veja Rio
Continua após publicidade

Clarice Lispector volta nos palcos do Rio

Em 17 de maio, volta ao circuito carioca, mais especificamente no Teatro Fashion Mall, uma das peças mais encantadoras da temporada de 2009: Simplesmente Eu, Clarice Lispector. Visto por mais de 700 mil pessoas desde a sua estreia, o monólogo deu a Beth Goulart (assombrosamente parecida com a escritora no palco, diga-se) o Prêmio Shell […]

Por rafaelteixeira
Atualizado em 25 fev 2017, 19h09 - Publicado em 25 abr 2013, 19h15

Em 17 de maio, volta ao circuito carioca, mais especificamente no Teatro Fashion Mall, uma das peças mais encantadoras da temporada de 2009: Simplesmente Eu, Clarice Lispector. Visto por mais de 700 mil pessoas desde a sua estreia, o monólogo deu a Beth Goulart (assombrosamente parecida com a escritora no palco, diga-se) o Prêmio Shell por sua atuação naquele ano. A atriz encarna a própria Clarice (1920-1977), intercalando falas da autora com quatro de suas personagens: Joana (de Perto do Coração Selvagem, o romance de estreia, de 1943), Ana (do conto Amor, publicado em Laços de Família, 1960), Lóri (de Uma Aprendizagem Ou O Livro dos Prazeres, 1969) e a narradora anônima da crônica Perdoando Deus, que saiu no livro Felicidade Clandestina (1971). Confissões e reflexões sobre vida, morte, Deus, arte, cotidiano, loucura, medo e amor permeiam o texto. Boa dica para quem já viu, obrigatório para quem deixou passar.

O momento, aliás, parece estar mesmo propício para Clarice. Sua obra inspira o espetáculo Prazer, dos mineiros da companhia Luna Lunera, em cartaz no CCBB, e o monólogo Silêncios Claros, com a atriz  Ester Jablonski, atração no Parque das Ruínas. Na primeira, a trupe partiu de um fragmento do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969) para criar dramaturgia inédita. Já no outro, Ester encarna quatro mulheres, personagens dos contos O Grande Passeio, Uma Galinha, A Fuga e Uma Tarde Plena.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.