Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Wynton Marsalis vem aí

Nascido em Nova Orleans, o berço do gênero, o trompetista americano Wynton Marsalis é um dos maiores nomes do jazz em atividade. O negócio é de família: seu pai Ellis, 80 anos, é um tremendo pianista e dá para imaginar uma senhora banda formada com os irmãos Brandford (sax), Delfeayo (trombone) e Jason (bateria). O caminho de […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 18h17 - Publicado em 12 fev 2015, 20h03
Marsalis em foto de Elizabeth Leitzell: volta ao Brasil após dez anos

Marsalis em foto de Elizabeth Leitzell: volta ao Brasil após dez anos

Nascido em Nova Orleans, o berço do gênero, o trompetista americano Wynton Marsalis é um dos maiores nomes do jazz em atividade. O negócio é de família: seu pai Ellis, 80 anos, é um tremendo pianista e dá para imaginar uma senhora banda formada com os irmãos Brandford (sax), Delfeayo (trombone) e Jason (bateria). O caminho de Wynton Marsalis é o da tradição do jazz, a sonoridade única surgida no começo do século XX, ofuscada por suas próprias vertentes a partir de meados da década de 60 e, nas últimas décadas, resgatada com brilhantismo pelo músico que, desde 1991, dirige o Jazz at Lincoln Center. A instituição dedicada à memória do jazz tem seu próprio grupo, a Lincoln Center Jazz Orchestra, que o Marsalis trompetista comanda no brasiljazzfest. O festival, que acontece no Rio e em São Paulo de 27 a 29 de março, traz o músico de volta ao Brasil pela primeira vez em mais de dez anos. À frente de uma formação com quinze instrumentistas, o mais saborosamente tradicionalista dos irmãos Marsalis revisita com muita classe o repertório de craques do porte de Duke Ellington, Thelonious Monk e Dizzy Gillespie. Curiosidade: o brasiljazzfest é o novo nome do festival criado em 1985 pelas irmãs Monique e Sylvia Gardenberg, batizado como Free Jazz, e que chega à 30ª edição. Wynton Marsalis participou de duas edições do festejo, em 1986 e 1991. Confira abaixo um trecho da segunda visita.

p.s. – a programação e informações sobre vendas de ingressos do brasiljazzfest ainda estão para ser finalizados. A gente avisa. No Rio, a farra acontece na Cidades das Artes. Em São Paulo, serão ocupados a Sala São Paulo e o Auditório do Ibirapuera.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UYYmHqXbwQI?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.