Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Samba de primeira

A ideia do sambista Moacyr Luz era apenas promover um batuque para os músicos colegas, que se ocupavam durante os finais de semana trabalhando. O dia escolhido foi segunda-feira. O horário não era fixo: bastava chegar ali pelo final da tarde e a música estava garantida. Isso foi em 2005. O que o compositor não […]

Por Da Redação
Atualizado em 25 fev 2017, 19h07 - Publicado em 14 Maio 2013, 06h41

Moacyr Luz, ao centro, de calça vermelha: era só para ser um batuque entre amigos trabalhadores dos fins de semana

A ideia do sambista Moacyr Luz era apenas promover um batuque para os músicos colegas, que se ocupavam durante os finais de semana trabalhando. O dia escolhido foi segunda-feira. O horário não era fixo: bastava chegar ali pelo final da tarde e a música estava garantida. Isso foi em 2005. O que o compositor não esperava era que um projeto informal, para reunir os amigos em um clube na Zona Norte carioca fosse virar um fenômeno. Em oito anos dedicados ao repertório de Moa e seus parceiros Aldir Blanc e Sereno, o Samba do Tralhador, como foi carinhosamente apelidada a empreitada virou um CD e um DVD, gravado ao vivo em 2012, com participações de Moyseis Marques e Marcelinho Moreira — no dia da gravação, estavam presentes cerca de 2400 pessoas. Toda segunda é possível dar uma passada no Clube Renascença (R. Barão de São Francisco, 54, Andaraí, tel.: 3253-2322), às 19h30 e conferir clássicos como Vida Minha Vida, Saudades da Guanabara e Cabô, Meu Pai, além de inéditas, como Estanhou O Quê.

Exepcionalmente, Moacyr (voz e violão) e seu fiel grupo, formado por Gabriel Cavalcante, Alexandre Nunes (vozes e cavaquinho), Álvaro Santos, Mingo Silva (vozes e percussão), Daniel Neves (violão sete cordas), Luiz Augusto, Junior de Oliveira e Nilson Visual (percussão), se apresentam fora de seu habitat natural nesta quinta (16). O show no Teatro Rival (às 19h30, ingressos a R$ 50,00) faz parte da divulgação do bonito trabalho, que já virou um patrimônio da música carioca. Confira um trecho do DVD no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TK9hZVbeBFk%5D

*Em tempo: ontem, 13 de maio, o Samba do Trabalhador recebeu a medalha Pedro Ernesto, condecoração da Câmara dos Vereadores destinada a pessoas ou projetos que contribuam com a cultura e com a identidade da cidade do Rio de Janeiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.