Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Pilar desconhecido (até agora) da música brasileira

Em novembro do ano passado, o Art Metal Quinteto protagonizou uma apresentação inesquecível no CCBB, dentro da programação do 51º Festival Villa-Lobos. O grupo, conhecido por aliar pesquisa musical a interpretações virtuosas, lançou na ocasião o CD Henrique Alves de Mesquita – Músico do Império do Brasil. Ao vivo, no ano passado, além de resgatar […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 18h28 - Publicado em 18 nov 2014, 00h26
10347415_903782756301174_6605162405187787844_n

A capa do livro: trabalho de fôlego sobre um pioneiro da música brasileira

Em novembro do ano passado, o Art Metal Quinteto protagonizou uma apresentação inesquecível no CCBB, dentro da programação do 51º Festival Villa-Lobos. O grupo, conhecido por aliar pesquisa musical a interpretações virtuosas, lançou na ocasião o CD Henrique Alves de Mesquita – Músico do Império do Brasil. Ao vivo, no ano passado, além de resgatar obras históricas do compositor, definido por Machado de Assis como “o Beethoven brasileiro”, o trompista Antonio Augusto contou saborosas histórias a respeito desse artista tão importante para a música brasileira e tão pouco lembrado. Nesta terça (18), a partir das 20h30, na Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98, Centro), Antonio Augusto volta ao tema para lançar Henrique Alves de Mesquita: Da Pérola Mais Luminosa à Poeira do Esquecimento (Folha Seca; R$ 30,00; 351 págs.).

 + lembre o post sobre o lançamento do CD, em 2013

No livro, o autor, que, além de instrumentista requisitado, é doutor em História Social, reconstitui a trajetória de Mesquita (1830-1906), cidadão negro, nascido na Ladeira do Castelo, o primeiro brasileiro a estudar no Conservatório de Paris – com bolsa concedida por dom Pedro II. Ao acompanhar a produção musical de seu biografado, Antonio Augusto reconstitui em saborosos detalhes a cena musical brasileira do século XIX e a efervescente programação cultural da época, um curioso espelho das relações sociais no oitocentismo. A noite de lançamento se completa com boa música. O autor também vai interpretar obras de Henrique Alves de Mesquita ao lado de seus colegas no Art Metal Quinteto: Jessé Sadoc (trompete), Wellington Gonçalves (trompete), João Luiz Areias (trombone) e Eliezer Rodrigues (tuba).

Continua após a publicidade

Importante: na quinta (20), às 19h, o Art Metal Quinteto celebra 20 anos de atividade com uma apresentação gratuita na Sala Funarte Sidney Miller (Rua da Imprensa, 16), dentro da programação do 52º Festival Villa-Lobos.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.