Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Novo rock carioca

Ciro Acioli era uma criança relativamente bochechuda de 10 anos quando interpretou Noel Rosa na infância – foi no musical infantil Garoto Noel, de 1999, escrito e dirigido por sua mãe, a atriz, autora e diretora Karen Acioly. Ele cresceu, trocou as bochechas por costeletas e, desde 2011, voltou aos palcos no papel de vocalista […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 18h57 - Publicado em 21 set 2013, 00h13

Os Tangarás: rock inglês, jovem guarda e outras bossas reunidos num som bem original

Ciro Acioli era uma criança relativamente bochechuda de 10 anos quando interpretou Noel Rosa na infância – foi no musical infantil Garoto Noel, de 1999, escrito e dirigido por sua mãe, a atriz, autora e diretora Karen Acioly. Ele cresceu, trocou as bochechas por costeletas e, desde 2011, voltou aos palcos no papel de vocalista da banda Tangarás. De Noel ficou só o nome do grupo (inspirado no Bando de Tangarás, conjunto da primeira metade do século passado que reuniu os gloriosos Almirante, Braguinha e Noel). Ciro, Nino Ottoni (guitarra e voz), Miguel Dias (baixo e voz), Pitter Rocha (guitarra) e João Carrera (bateria) fazem rock, com um pé na Inglaterra, a de Beatles, The Kinks, Stones, Blur e Oasis, e outro nas coisas nossas. O primeiro EP chegou às redes sociais em dezembro do ano passado, com cinco faixas, e atraiu a atenção do jornalista Arthur Dapieve, uma enciclopédia musical e botafoguística.

Dapieve gostou particularmente da canção Você Ainda Vai Me Ver com Outra e, em artigo publicado em fevereiro no jornal O Globo, encheu a bola do grupo. No disco que acaba de gravar, mas ainda não lançou, o quinteto acrescentou outras onze composições. Na lista entraram as canções do EP, revisitadas, inéditas próprias e inventivas interpretações para Coroné Antonio Bento (de Luiz Wanderley e João do Vale), imortalizada por Tim Maia, e Being for The Benefit of Mr. Kite, prensada originalmente no LP SgtPepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Ouça as três clicando aqui, ou ao vivo: atrações musicais do Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL), entre espetáculos teatrais e exposições da variada programação do evento, eles se apresentam no Oi Futuro Ipanema, na quarta (25), às 20h – junto com os contemporâneos, também cariocas, do grupo Os Dentes. Antes, na terça (24), nos mesmos horário e lugar, tem mais rock novíssimo: é o dia de Mara Rúbia e Os Azuis.

DOIS DEDOS DE PROSA COM CIRO ACIOLI, VOCALISTA DO TANGARÁS

Onde vocês já tocaram?

Estamos juntos há dois anos e, curiosamente, nosso primeiro show foi no Oi Futuro Ipanema. Abrimos para o Mu Chebabi. Também já passamos por Saloon, Teatro Ipanema, Teatro do Jockey, Casa da Matriz, o pátio da Facha (Faculdade Hélio Alonso). O circuito é esse, não tem muito o que inventar. Na Lapa tocamos num lugar que era reduto de rock alternativo, num dia, e bordel no outro. Foi engraçado.

Como foi o processo de gravação do disco?

O disco tem doze faixas, seis inéditas, duas versões e quatro que já estavam no EP lançado em dezembro do ano passado. Gravamos na Toca do Bandido, estúdio maravilhoso em Jacarepaguá. Chegamos lá, a galera do Milton Nascimento estava gravando. Optamos por fazer ao vivo, todos na mesma sala, com canais diferentes, mas tocando juntos, para não ter corte e colagem. Fica mais orgânico. Hoje neguinho tem mania de afinar a voz do cara depois, acertar aqui e ali usando tecnologia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.