Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Nossa rainha do rock

Nossa história no rock começou com a carioca, nascida em Olaria, Iracema de Souza Ferreira (1922-2003). Nora Ney, esse o seu nome artístico, foi a primeira cantora a gravar um rock no Brasil, em 1955, em inglês mesmo: Rock Around the Clock, de Bill Haley. Nas décadas seguintes, músicos brasileiros e seus fãs foram da […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 18h54 - Publicado em 30 out 2013, 00h44

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5GnaU2m3-OQ?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Nossa história no rock começou com a carioca, nascida em Olaria, Iracema de Souza Ferreira (1922-2003). Nora Ney, esse o seu nome artístico, foi a primeira cantora a gravar um rock no Brasil, em 1955, em inglês mesmo: Rock Around the Clock, de Bill Haley. Nas décadas seguintes, músicos brasileiros e seus fãs foram da jovem guarda à psicodelia, pogaram com os punks, viveram tempos áureos no BRock nos anos 80 e…. hoje andam meio sem espaço, espremidos no dial entre baianos, funkeiros, sertanejos, pop baba importado – e às vezes tudo isso junto numa música do Latino. Nora Ney, apesar da pioneira incursão pelo roquenrol, consagrou-se mesmo como uma dama da canção brasileira, intérprete de sambas e clássicos da dor de cotovelo como Ninguém Me Ama. Ela morreu há dez anos, no dia 28 de outubro de 2003. Vamos ouvi-la.

A propósito: a história dos primórdios do rock brasil foi muito bem contada em programa da Rádio Batuta, abrigada no site do Instituto Moreira Salles.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.