Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Letras e música

“Letra de música não é prosa nem poesia, é outra coisa. Não me perguntem que outra coisa é essa, passei muito tempo depois que o Kledir me pediu uma letra tentando descobrir como se fazia. Consegui, finalmente, mas não sei o que fiz.” (Luis Fernando Verissimo) Lá na Porto Alegre dos anos 70, os irmãos […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h58 - Publicado em 20 jul 2015, 18h11

“Letra de música não é prosa nem poesia, é outra coisa. Não me perguntem que outra coisa é essa, passei muito tempo depois que o Kledir me pediu uma letra tentando descobrir como se fazia. Consegui, finalmente, mas não sei o que fiz.” (Luis Fernando Verissimo)

Kleiton, Verissimo e Kledir em foto do arquivo K&K: parceiros na canção Olho Mágico

Lá na Porto Alegre dos anos 70, os irmãos Kleiton & Kledir davam os primeiros passos musicais no grupo Almôndegas, enquanto um amigo e conterrâneo começava em outra trilha, a literária. A conversa sobre parceria surgida ali, naquela década de iniciação artística, só veio a desembocar em uma composição vinte anos depois, com Lixo e Purpurina, assinada por Kleiton Ramil, Kledir Ramil e Caio Fernando Abreu (1948-1996). Passados mais alguns anos, a canção tornou-se a inspiração e a primeira faixa de Com Todas as Letras, CD e DVD todo dedicado a composições de Kleiton & Kledir feitas em parceria com escritores gaúchos. A turma que chegou depois de Caio traz, entre outros, Luis Fernando Verissimo (Olho Mágico), Daniel Galera (Vinte e Oito Escovas de Dentes), Martha Medeiros (Pingos nos Is) e Paulo Scott (Rochas). Scott, autor do desconcertante romance Habitante Irreal, vai participar do show de lançamento que a dupla faz nesta terça (21), às 21h, no Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143, Shopping dos Antiquários, ingressos a 100,00 e 120,00).

+ Leia o que saiu sobre o show em VEJA RIO 

Continua após a publicidade

p.s. – tendo tempo, procure saber sobre outro feliz encontro de música e literatura, Samba do Escritor (1968), disco da cantora Dulce Nunes com letras de gente como Mario Quintana, Antonio Callado, Millôr Fernandes e Jorge Amado. De quebra, o vinil ainda apresentou aos ouvintes um jovem músico e arranjador chamado Egberto Gismonti.

NO LINK ABAIXO, OUÇA VINTE E OITO ESCOVAS DE DENTES, DE KLEITON, KLEDIR E DANIEL GALERA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=2dLrjnWyag0?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.