Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

As meninas dançam, cantam e lançam livro

“Na plateia, uma mulher não bate palma pra nada e ao fim da apresentação me entrega um guardanapo com um pedido para que eu cante uma música da Ana Carolina. Penso em desistir.” (Letícia Novaes) Elas abrem o coração, mas de um jeito diferente daquele que o público conhece. Escreveram contos com um toque autobiográfico […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h38 - Publicado em 12 fev 2016, 22h00
Os minilivros de Letícia Novaes e Tiê: lançamento quinta (18), na Cantão da Ataulfo Alves, no Leblon

Os minilivros de Letícia Novaes e Tiê: lançamento quinta (18), na Cantão da Av. Ataulfo Alves, Leblon

“Na plateia, uma mulher não bate palma pra nada e ao fim da apresentação me entrega um guardanapo com um pedido para que eu cante uma música da Ana Carolina. Penso em desistir.”
(Letícia Novaes)

Elas abrem o coração, mas de um jeito diferente daquele que o público conhece. Escreveram contos com um toque autobiográfico forte, comovente, aliado à delicadeza e ao estilo saboroso que usam em outro campo: o palco, diante do microfone, cercadas de músicos. Elas são cantoras, as doces Letícia Novaes e Tiê (ok, Letícia é agridoce), e inauguram, como escritoras, o projeto Metrônomo, ideia de Fabiane Pereira viabilizada em parceria com a editora Pipoca Press. A coisa caminhou mais ou menos assim: Fabiane, cursando a pós-graduação na PUC, vem explorando cruzamentos entre música e literatura. No ano passado, já havia lançado Som & Pausa (editora Guarda-Chuva), coletânea panorâmica com textos de personagens da novíssima música brasileira. Agora, bota na rua uma série de minilivros (serão dez até o fim do ano), cada um com um conto, ilustrado por um artista definido. Letícia – que no ano passado já havia se aventurado no delicioso Zaralha (editora Guarda-Chuva) –, que assina o conto Inventei de Cantar, ganhou a companhia de Elisa Riemer. Em Gravidade, de Tiê, o desenho é de Veridiana Scarpelli. As autoras vão soltar a voz na rua (Avenida Ataulfo de Paiva, 566, Leblon), em frente à loja da patrocinadora Cantão, na quinta (18), entre 16h e 21h, dia do lançamento dos minilivros do projeto Metrônomo (dez reais cada um). As publicações serão vendidas lá, no dia, e também no site da Pipoca Press.

Leia abaixo um pedacinho da conversa com Fabiane Pereira, jornalista, produtora, escritora e apresentadora de rádio que costuma colocar todas essas aptidões a serviço da novíssima música brasileira.

Como surgiu o projeto?

Estou fazendo pós na PUC, de Formação do Escritor, e desde que comecei o curso me interesso por maneiras de juntar música com literatura. Primeiro veio o livro Som & Pausa, que vai ganhar um segundo volume, com músicos de São Paulo, até o final do ano. Sempre pensando em unir essas duas pontas, música e literatura, conversei com a Letícia e a Tiê, em momentos separados, e ambas curtiram a ideia. Queria, no começo, fazer um livro com textos e contos de vários cantores, com detalhes como um picote para os textos serem destacados e transformados num cartaz. Fui descobrindo como é difícil, como fazer um livro tem tantos percalços, de revisão e produção à distribuição. Aí veio a opção por separar, lançar minilivros, em parceria com uma editora independente. A Pipoca Press tem esse know-how, é ágil e de um tremendo bom gosto na edição.

Continua após a publicidade

Você já tem outros nomes?

Os próximos vão sair em abril, são a Ana Lomelino e o Liniker. A Tulipa Ruiz também está com a gente. Há outros nomes, mas ainda faltam algumas confirmações. Fizemos um projeto barato, quero criar, no final, uma caixinha com os dez livros, cada um com seu conto ilustrado. A edição ficou interessante, foi feita de uma forma que se abre em um pôster lindo.

e… de lambugem que a gente é multimídia, dois vídeos bem bacanas com Letícia Novaes e Tiê em ação: 

LETÍCIA CANTA EU SEMPRE TIVE PERNA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hZqWcCUdizQ?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

TIÊ CANTA VOCÊ NÃO VALE NADA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Fb86GAl4SiI?feature=oembed&w=500&h=281%5D

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.