Imagem Blog

Solta o som Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Aqui cabe de tudo: do popular ao alternativo, do clássico ao moderno. Confira as novidades, bastidores e críticas sobre o que acontece no mundo da música dentro e fora do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

A história da música popular no CCBB

O pai, seu Amâncio, quebrou o violão na cabeça do garoto quando ele voltou da seresta onde compôs e apresentou sua primeira música, Ao Luar. Não adiantou nada. Apesar do castigo, Catulo da Paixão Cearense (1863-1946) seguiu em frente e tornou-se um dos protagonistas da música brasileira, personagem fundamental na transição de gêneros populares pioneiros, como a modinha para […]

Por Pedro Tinoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h34 - Publicado em 4 abr 2016, 16h36
O time na foto: Dininho (baixolão, um violão que faz as vezes do baixo, e tem uma sonoridade sensacional, principalmente nas mãos do hábil filho de Dino 7 Cordas), Luiz Otávio Braga (violão de 7 cordas), Carol, Lui, Mário Sève (sopros) e Adriano Souza (piano e acordeão)

O time na foto: Dininho (baixolão, um violão que faz as vezes do baixo, e tem uma sonoridade sensacional, principalmente nas mãos do hábil filho de Dino 7 Cordas), Luiz Otávio Braga (violão de 7 cordas), Carol, Lui, Mário Sève (sopros) e Adriano Souza (piano e acordeão)

O pai, seu Amâncio, quebrou o violão na cabeça do garoto quando ele voltou da seresta onde compôs e apresentou sua primeira música, Ao Luar. Não adiantou nada. Apesar do castigo, Catulo da Paixão Cearense (1863-1946) seguiu em frente e tornou-se um dos protagonistas da música brasileira, personagem fundamental na transição de gêneros populares pioneiros, como a modinha para seus sucessores mais modernos. Em 1908, o músico e poeta Catulo fez história ao levar o violão, instrumento associado às camadas mais pobres, para o nobre espaço do Instituto Nacional de Música – lá, levado pelo maestro Alberto Nepomuceno, apresentou-se para uma nobre plateia. Seis anos depois, a convite de Nair de Teffé, primeira-dama, mulher do presidente da república Hermes da Fonseca, estrelou um recital em pleno Palácio do Catete. O responsável por esses e outros feitos históricos (e outros tantos folclóricos), além de autor de clássicos imorredouros do naipe de Luar do Sertão e Flor Amorosa, é celebrado na série A Paixão Segundo Catulo – Um Olhar sobre a Modinha e a Canção Brasileira, coordenada pelo craque dos sopros Mário Sève. Até 18 de abril, duos formados e ensaiados especialmente para o projeto vão explorar o repertório e o legado de Catulo. Nesta segunda (28), no CCBB, às 19h (20 reais o ingresso), a vez é da cantora Carol Saboya e de Lui Coimbra, violoncelista de variados dotes musicais – ele também solta a voz. Os dois abordam a relação de Catulo com a música erudita brasileira, desenvolvida através do convívio com amigos como Villa-Lobos. A programação se completa com os shows de Leila Pinheiro e Rodrigo Maranhão, no dia 11, e de Mariana Baltar e Cláudio Nucci, no dia 18.

Quem quiser saber mais sobre Catulo vai gostar desse vídeo aqui:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J973HPM_l84?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.