Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Uma história de amor, fúria e canibalismo (I)

São raros os relatos da ocupação dos arredores da Baía de Guanabara antes da chegada dos portugueses. Por isso, acredito que o grande mérito da animação Uma história de amor e fúria é lançar luz sobre o período. O filme de Luiz Bolognesi, ainda em cartaz em alguns cinemas da cidade, remonta as rivalidades entre […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 19h09 - Publicado em 25 abr 2013, 06h33

São raros os relatos da ocupação dos arredores da Baía de Guanabara antes da chegada dos portugueses. Por isso, acredito que o grande mérito da animação Uma história de amor e fúria é lançar luz sobre o período. O filme de Luiz Bolognesi, ainda em cartaz em alguns cinemas da cidade, remonta as rivalidades entre tupiniquins e tupinambás, tribos que ocupavam o território onde seria fundado o Rio de Janeiro em 1565. Para quem assistiu o filme e ficou com vontade de saber mais, indico o livro Meu destino é ser onça (Record), de Alberto Mussa, que recriou em linguagem acessível a narrativa mitológica dos tupinambás para a origem do universo.

Tendo como ponto de partida os livros do frade franciscano André Thevet, que acompanhou o explorador Nicolas de Villegagnon em seus esforços para fundar a França Antartica, Alberto Mussa conduz o leitor por uma história habitada por personagens humanos que se transformam em animais ou em corpos celestes, em que o canibalismo tem um papel de sublimação. “No jogo canibal, cada grupo depende totalmente de seus inimigos, para atingir, depois da morte, a vida eterna de prazer e alegria. O mal, assim, é indispensável para a obtenção do bem”, teoriza o autor de Meu destino é ser onça, no capítulo dedicado à explicação da teoria por trás do mito.

“As tribos tupi se dividiam em aliadas e inimigas. Faziam guerras constantes, anuais. Os vencedores não tomavam o território dos vencidos, não cobravam tributos, não faziam escravos, não saqueavam riquezas, não buscavam obter nenhuma vantagem econômica. Capturavam inimigos apenas para matar e comer”, completa Mussa.

O canibalismo tupiniquim e tupinambá

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.