Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Um cometa no tempo de Pereira Passos

Se não fosse pela bola de fogo que cruzou o céu da Rússia em fevereiro, talvez a passagem do cometa PanSTARRS no fim da tarde de ontem não despertasse tanta atenção do público. No início do século passado, no entanto, um fenômeno astronômico dessa magnitude era um verdadeiro acontecimento. Já esgotado, o livro O rastro […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 19h13 - Publicado em 7 mar 2013, 11h28

Se não fosse pela bola de fogo que cruzou o céu da Rússia em fevereiro, talvez a passagem do cometa PanSTARRS no fim da tarde de ontem não despertasse tanta atenção do público. No início do século passado, no entanto, um fenômeno astronômico dessa magnitude era um verdadeiro acontecimento. Já esgotado, o livro O rastro do cometa – O Halley na imprensa carioca de 1910  (Editora JB) mostra bem a comoção que tomou conta da cidade. O fato serviu de matéria-prima não apenas para os intrépidos jornalistas, chargistas e desenhistas de então como inspirou até o carnaval. Num dos registros mais curiosos da obra está a foto de um carro alegórico de tração animal, puxado a cavalo.

Abaixo, vemos o apocalipse segundo J. Carlos (1), considerado o maior chargista da época; uma ilustração de inspiração art-nouveau (2); o prefeito Pereira Passos (3), em primeiro plano, com as mãos nas cadeiras; o tal do carro alegórico (4)  levando o cometa na velocidade de dois pangarés; a cauda na qual o chargista K.Lixto estava interessado (5); e a propaganda da Fábrica Brasil (6), loja de roupas e acessórios: “Vêr para crer e o mais são lorotas”

de-j. carlos-a-pereira-passos

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.