Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Simplicidades (I): calçadão mais espaçoso em Ipanema

Os amigos do Simplicidades, que se propõem a pensar soluções criativas para o Rio, divulgaram a lista de 71 projetos de intervenção urbana. Destes, 20 serão selecionados com a ajuda do voto do público e por uma banca formada por professores das principais instituições de arquitetura e design da cidade para participar de uma exposição no […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 19h10 - Publicado em 12 abr 2013, 05h03

Os amigos do Simplicidades, que se propõem a pensar soluções criativas para o Rio, divulgaram a lista de 71 projetos de intervenção urbana. Destes, 20 serão selecionados com a ajuda do voto do público e por uma banca formada por professores das principais instituições de arquitetura e design da cidade para participar de uma exposição no Studio-X. Entre os projetos inscritos está o Orla tanquila do arquiteto Felipe Lacerda que recupera o tamanho antigo do calçadão de Ipanema, com a transferência da ciclovia para cima da areia, e também está um antigo sonho da requisitada arquiteta Bel Lobo e do livreiro Rui Campos, da Livraria da Travessa. Em parceria com o também arquiteto Marcos Bravo e o diplomata Luiz Fernando Panelli, a dupla propõe transformar parte do Jockey Club do Brasil num imenso parque ligando o Jardim Botânico à Lagoa Rodrigo de Freitas. Seria uma forma de reestabelecer em outros parâmetros a antiga comunicação que havia entre os dois cartões-postais, muito mais próximos antes dos aterros.

Aqui, a reativação do Mercado

Municipal, da Praça 15

Que entrem ou não em prática, este e os outros projetos chamam atenção para determinadas áreas da cidade que podemos desconhecer. Não imaginava que poderia existir um cenário de Serra Pelada em pleno Rio, numa pedreira desativada no Complexo do Alemão. A proposta apresentada para o imenso paredão seria transformá-lo em cenário para um belo anfiteatro que se juntaria a uma plataforma para saltos ornamentais e uma quadra esportiva.

Continua após a publicidade

No sábado, publico mais três projetos mais voltados para a recuperação da memória e do patrimônio. Não deixem de conhecer o Simplicidades.

Projetos inscritos no Simplicidades para a orla de Ipanema, o calçadão do Jardim Botânico e a área de lazer no Complexo do Alemão

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.