Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Os mercados cariocas de Debret a Perimetral

Pesquisando sobre o antigo Mercado Municipal sobre a Praça 15, que foi demolido para dar lugar à Perimetral, encontrei interessante artigo das arquitetas Carolina Rebouças França e Vera Rezende. As pesquisadoras traçam um histórico dos mercados populares no Rio, desde o tempo que a venda de víveres era feita por escravos de ganho , figuras […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 18h54 - Publicado em 23 out 2013, 21h34

Pesquisando sobre o antigo Mercado Municipal sobre a Praça 15, que foi demolido para dar lugar à Perimetral, encontrei interessante artigo das arquitetas Carolina Rebouças França e Vera Rezende. As pesquisadoras traçam um histórico dos mercados populares no Rio, desde o tempo que a venda de víveres era feita por escravos de ganho , figuras muito retratadas pelas gravuras de Debret.

A necessidade de se organizar o comércio levou a criação primeiramente de uma feira na antiga Praia do Peixe, na Praça 15, e depois de um estabelecimento formal, inaugurado em 1841, projetado pelo francês Grandjean de Montigny e batizado de Mercado da Candelária. Daí vem o nome da Rua do Mercado. O prédio aparece na segunda foto da montagem abaixo, bem atrás do Chafariz do Mestre Valentim, num registro feito pelo fotógrafo Revert Henrique Klumb.
.
Outros dois locais foram construídos no século 19 para o comércio de alimentos: o mercado da Praça da Harmonia e o da Glória, que funcionaram, respectivamente entre os anos de 1857 e 1900 e entre 1858 e 1903.
.
Inaugurado em 1908 na gestão de Pereira Passos, o Mercado Municipal concentrou a atividade num único lugar, com a preocupação em relação à higiene. Na década de sessenta o gigantesco conjunto de ferro, com 22 mil metros quadrados, foi cruelmente atropelado pela Perimetral, que já vai tarde. Para substituir o mercado os próprios comerciantes tiveram que se reunir para construir a Cadeg, em Benfica.
.
Os mercados cariocas de Debret a Perimetral
Créditos: Biblioteca Nacional/ IBGE

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.