Clique e assine por apenas 7,90/mês
RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Por Blog Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro

O teatro de 2 milhões de libras e outros palácios cariocas

Volto a falar do guia The Beautiful Rio de Janeiro, que completa cem anos de sua publicação este ano. No post da Avenida Rio Branco, deixei de fora o Teatro Municipal porque este merece algumas linhas apenas para ele. O guia traz informações reveladoras sobre este marco arquitetônico. Fruto de um concurso vencido pelo filho […]

Por rafaelsentose - Atualizado em 25 fev 2017, 18h42 - Publicado em 11 abr 2014, 19h31
Volto a falar do guia The Beautiful Rio de Janeiro, que completa cem anos de sua publicação este ano. No post da Avenida Rio Branco, deixei de fora o Teatro Municipal porque este merece algumas linhas apenas para ele. O guia traz informações reveladoras sobre este marco arquitetônico. Fruto de um concurso vencido pelo filho do prefeito Pereira Passos, o Municipal teria custado aos cofre públicos, em 1904, mais de 2 milhões de libras esterlinas. Para termos de comparação, oito anos mais tarde a arrecadação municipal atingiria a cifra de 2,7 milhões de libras, num dos melhores desempenhos da economia desde a administração de Pereira Passos. “É não somente o edifício mais caro e elaborado da cidade como o teatro por excelência”, vaticina Alured Gray Bell.ell.
.
O custo da obra assim como o cachê pago aos artistas estrangeiros eram elevados. “O Municipal é, ao lado do Teatro Colon, de Buenos Aires, e o Teatro Municipal, de São Paulo, a meca dos grandes atores, atrizes, tenores e divas da Europa; inclusive, suspeito que os salários prodigiosos pagos na América do Sul aos virtuoses europeus tem sido a melhor propaganda da cultura e da saúde financeira das economias sulamericanas”, prossegue o autor de The Beautiful Rio de Janeiro.
.
Outras casas como os teatros Lírico e Palace são dignas de elogios, mas as salas de concerto da cidade não escaparam à crítica: “Só os recomendo se você estiver tão entediado a ponto de querer se matar”. O guia destaca ainda a beleza arquitetônica dos palácios Monroe, do Itamaraty e do Catete.
.
teatro-municipal-do-rio-de-janeiro-itamaraty-palacio-monroe-e-palacio-do-catete
Publicidade