Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

“Você não precisa portar um revólver no Rio de Janeiro”

O conselho que batiza o post é do guia The Beautiful Rio de Janeiro (1914), do capítulo que o autor inglês Alured Gray Bell trata sobre a polícia e a segurança pública na cidade em princípios do século 20. A capital federal inteira contava com um contingente policial de 1,4 mil homens, a mesma quantidade […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 18h43 - Publicado em 31 mar 2014, 06h14

O conselho que batiza o post é do guia The Beautiful Rio de Janeiro (1914), do capítulo que o autor inglês Alured Gray Bell trata sobre a polícia e a segurança pública na cidade em princípios do século 20. A capital federal inteira contava com um contingente policial de 1,4 mil homens, a mesma quantidade usada na operação de ontem na pacificação da Maré. A sede da Polícia Civil, que, anos mais tarde, viria a se tornar símbolo da crueldade dos militares nos anos 60, tinha sido recém-inaugurada e contava com modernos laboratórios de datiloscopia, serviço médico-legal, estúdio fotográfico, departamento de estatística e salas de aulas da Escola de Polícia Científica.

Apesar de todos os elogios que tece à estrutura da polícia da época, o próprio autor do guia acabou se tornando alvo de larápios, mostrando que o caso do jornalista inglês do The Guardian, assaltado às 2 da manhã em Copacabana, numa viagem à convite do governo federal, não se trata de um caso isolado. “O tráfego de bondes e carros é perigoso como em qualquer capital; bebedeira é rara, e estou inclinado a pensar que o crime também, apesar de ter sido vítima de dois furtos”, pondera o autor do guia.

Brincadeiras à parte,  The Beautiful Rio de Janeiro apresenta, além das incríveis fotos dos batalhões de bombeiros do Humaitá e do Campo de Santana, com sua torre aparentemente já construída, estatísticas interessantes. Como o livro foi publicado em 1914, os números abaixo se referem ao ano de 1911 quando a cidade tinha 1 policial para cada 714 habitantes (Londres tinha 1 para cada 333).

Casos de contravenção: Vagabundagem- 2047 | Jogo ilegal- 950 | Desordem- 28 | Uso de armas- 8 | Bebedeira- 3 | Total- 3061

Continua após a publicidade

Dos 315 imigrantes indesejados detidos, 124 eram ciganos, 69 cafetões e 43 anarquistas.

quartel-da-policia-civil-projetado-por-heitor-de-melo-filho-de-custodio-de-melo-da-revolta-da-armada

quartel-central-dos-bombeiros-no-campode-santana-e-quartel-do-humaitá-além-do-presídio-da-frei-caneca

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.