Imagem Blog

Pura Vida Training Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Dicas para quem vai correr a primeira meia maratona

Saiba como se planejar e o que calçar no dia da corrida. Neste domingo (30) a cidade recebe a ASICS Golden Run

Por Thi Ferreira
Atualizado em 24 jul 2017, 15h35 - Publicado em 24 jul 2017, 15h32

Neste post de estreia vamos falar sobre corrida e vamos aproveitar o gancho da próxima meia maratona, que será domingo (30) e terá largada no Leblon.

Muitas pessoas sonham em participar de uma Meia Maratona (21,97km) mas não sabem por onde começar, afinal, têm medo de não completar. Se você almeja ser um meia maratonista, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional de educação física. De preferência ele deve ser especializado em corrida, pois vai saber planejar seus treinos e estruturar uma planilha de atividades focada no seu objetivo, sobretudo evitando o risco de lesões.

Outro ponto importante, a escolha do tênis não deve ser ignorada. Para ser mais claro: você deve treinar preferencialmente com ele, ou seja, não adianta nada colocar aquele tênis novinho só no dia da prova, hein? Pois pode acabar atrapalhando. Você pode não se adaptar logo de cara. Tênis novos são apertados e podem te incomodar.

Quanto ao modelo vai depender do seu estilo de corrida. Eu (Thi) prefiro os minimalistas (aqueles que imitam a pisada natural, como se  estivesse descalço), já o Pedro prefere os modelos mais altos com ampla absorção de impacto. Dentro dessas indicações, o Free (minimalista), o Pegasus e o Vomero (mais alto, com melhor absorção do impacto) são os mais usados.

Um GPS também é fundamental, uma vez que te possibilita monitorar toda a corrida e você consegue controlar seu PACE (tempo que leva para correr cada quilômetro), seu gasto calórico e sua frequência cardíaca. Dentre eles, recomendo o Runner 3, da Tomtom. Outra opção é baixar um aplicativo no próprio celular. Existem vários que dão a mesma informação de um GPS de punho, a exemplo do NRC .

Continua após a publicidade

Então se você já treinou, está com todas as dicas na ponta da língua e corre pelo menos 10 quilômetros, em 3 meses de treinamento já está preparado para a tão sonhada meia maratona. Para quem ainda não é adepto, o melhor a se fazer é correr de uma forma progressiva. Experimente uma prova de mais curta, com 5 quilômetros, sinta o clima e se inspire para as próximas.

E aí, estão prontos para mais um desafio?

Calce seu tênis, amarre bem seu cadarço e boa prova !!!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.