Clique e assine por apenas 4,90/mês
Pura Vida Training

Cinco locais perfeitos para fazer exercícios ao ar livre no Rio

Da Zona Oeste à Zona Norte e até em Niterói, confira dicas e atrações para suar a camisa e se preparar para o verão fora das academias

Por Thi Ferreira - 31 jul 2017, 19h06

Engana-se quem pensa que é preciso entrar numa academia para se preparar para o verão. O Rio de Janeiro é conhecido por suas belezas naturais e alguns dos cenários são perfeitos para a prática de atividade física ao ar livre. Com aquele solzinho convidativo pela manhã e um clima superagradável no fim de tarde e de noite, cada vez mais cariocas têm se exercitado fora das academias. Confira cinco dicas de lugares na cidade para suar a camisa e, de quebra, apreciar uma bela vista:

1- Cidade das Artes (Barra)

Fernando Frazão/Veja Rio

Erguido a dez metros do chão, na Zona Oeste, o prédio escultural abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Agora também é ocupado por praticantes de atividade física. Nós, do Pura Vida Training, fomos os pioneiros ao ocupá-lo com um treino funcional de alta intensidade. Durante nossas aulas, usamos toda a área física do local, seguidos pela Capoeira Brasil, comandada pelo Mestre Boneco. Aulas de zumba e dança de salão completam as atividades disponíveis atualmente por lá.

2- Parque das Figueiras (Lagoa)

Com o Parque das Figueiras, até o espaço para pedalar na Lagoa (foto) ficou maior Alexandre Macieira/Riotur

Bem próximo ao Parque dos Patins, numa área antes esquecida e que ganhou uma nova cara, o espaço é destaque na Zona Sul. Recentemente, recebeu um mobiliário novo, com espreguiçadeiras, mesas e banquinhos feitos com troncos. Há aparelhos para a prática de exercícios ao ar livre, uma academia dedicada à terceira idade,  além de brinquedos infantis e bicicletário. Com a revitalização do local, a ciclovia da Lagoa ganhou novo traçado, com mais 200 metros, tornando-se, portanto, um ótimo lugar para corredores.

3- Parque Madureira (Madureira)

Parque Madureira: pista de skate, riachos e outras atrações Riotur/Divulgação

Considerado o terceiro maior da cidade, oferece aos moradores da Zona Norte carioca muitas opções de lazer, dentre elas quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol. Essas atrações dividem o espaço com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, já conhecida internacionalmente por sediar campeonatos mundiais, pomar, brinquedos e uma extensa ciclovia, onde é permitida a prática de ciclismo, corrida e patinação. Há ainda a possibilidade de alugar bikes. Ou seja, além de ser lindo, vale muito a pena conhecer o parque e, claro, se exercitar.

Continua após a publicidade

4- Parque da Cidade (Niterói)

Parque da Cidade: opção em Niterói @manubongiolo/Instagram/Reprodução

Do outro lado da Ponte Rio-Niterói, conta com duas rampas para a prática de vôos livres, parquinho rústico e espaços abertos. “É superconvidativo à realização de varias atividades físicas, seja ela um bom relaxamento, quem sabe até alguns minutos de Yoga, um treinamento funcional, ou qualquer atividade de sua preferência… O que importa é não ficar parado”  relata a Educadora Física Marina Mello.

5 – Aterro do Cocotá (Ilha do Governador) 

@rjislanders/Instagram/Reprodução

O Parque Manuel Bandeira, mais conhecido como Aterro do Cocotá, é uma boa opção para os residentes locais. Conta com pista de skate, aparelhos para a terceira idade, quadra poliesportiva e uma área para você praticar bodyweight (exercícios com o próprio peso do corpo). Vale a pena conhecer.

Pronto! Agora não tem mais desculpas para não se exercitar. Deixe a preguiça de lado e vamos nos preparar porque o verão já, já está chegando.

Continua após a publicidade
Publicidade