Imagem Blog

Programinha Carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raquel Kuhn, jornalista e mãe de três
Passeios, viagens e rolês em família
Continua após publicidade

Dez praças para ir com crianças no Rio

As dicas na cidade vão desde o Parque Peter Pan, em Copacabana, até a aprazível Praça Xavier de Brito, na Tijuca. Vem com a gente?

Por Raquel Pereira
Atualizado em 18 nov 2021, 11h13 - Publicado em 17 nov 2021, 14h47

Brincar ao ar livre nunca se fez tão necessário. Além de todos os benefícios ao ter contato com outras crianças e explorar o mundo ao redor, curtir uns momentos em meio à natureza é também uma recomendação médica. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os pequenos deveriam ter, pelo menos, 60 minutos por dia de oportunidades para desenvolver a saúde física, mental, emocional e social.

Correr descalço na grama, inventar novos jogos, conhecer o vizinho… O Programinha Carioca é a favor de gastar a energia dos pequenos e, de quebra, ainda curtir muito por aí. Da Zona Sul à Zona Norte, confira nossas dicas de lugares!

Parque Peter Pan, em Copacabana
O parquinho reproduz um minicidade com direito a casinhas, castelos de princesas, cogumelos gigantes e sinalizações de trânsito. Ideal para quem quer andar de bicicleta e/ou patinete. Tem escorregador, balanço e gangorra, além de um tanque enorme de areia. Apesar de estar localizado em uma área movimentada, o local é todo cercado com grade. Funciona das 9h às 17h.

Praça Xavier de Brito, na Tijuca
Conhecido por Praça dos Cavalinhos por conta da presença de pôneis, o espaço de terra batida é bastante arborizado e conta com um parquinho infantil. Um chafariz francês feito de bronze dá um charme a mais no recinto. Aos fins de semana tem brinquedos infláveis e pula-pula (pago). Ali bem pertinho tem os conhecidos Bar do Momo e Bar do Pavão para quando a fome apertar.

Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
Lá é enorme e os brinquedos, todos concentrados em um lado da praça, foram trocados há pouco tempo. Frequentemente o espaço abriga também feiras de artesanato e às sextas acontecem feiras livres. A melhor maneira de chegar é de metrô. A estação Nossa Senhora da Paz (linha 4) é bem na entrada. Bem pertinho tem uma sorveteria Itália para os dias mais quentes, mas ao redor tem muitas galerias e restaurantes. Se quiser um café e doces deliciosos, no número 444 da Rua Visconde de Pirajá fica a loja Louzieh Doces. Recomendo muito!

Continua após a publicidade

Praça Mauá, no Centro
Localizada no coração da Zona Portuária, a praça é ainda pouco explorada pelos cariocas. Mas, acredite: o passeio vale a pena! Muito bem policiado, e com uma vista linda da Baía de Guanabara, de quebra ainda dá para visitar o espetacular Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Muitas vezes tem food trucks aos fins de semana. Leve o patinete/bicicleta/skate e explore todo o boulevard olímpico! Ah, não esqueça do protetor solar.

Praça do Ó, na Barra
Conhecida pelos amantes do skate, a praça fica localizada bem no comecinho da Barra, em frente ao posto 3 da praia. Aos domingos, o local recebe uma clássica feira com venda de produtos de artesanato, obras de arte e, claro, barraca com pastel e caldo de cana – e muito mais! Em 2017 o parquinho ganhou novos brinquedos e pista para os fãs do esporte radical.

Parque Guinle, em Laranjeiras
Pracinhas com brinquedos de madeira, um grande lago com patinhos e gansos e muita vegetação nativa. O local é uma opção tranquila para passear com as crianças. Muito bem policiado – é a área da residência do Governador –, vá sem medo e leve a canga, seja para aproveitar o gramado ou fazer um delicioso piquenique em família. O acesso é fácil pela estação Largo do Machado.

Praça Edmundo Vasconcelos, em Copacabana
Essa é o xodó dos moradores do bucólico Bairro Peixoto. Apesar de pequena, a praça de areia atende bem crianças de todas as idades. A quadra é disputadíssima, assim como os bancos ao redor da praça. Aos fins de semana, é comum acontecerem festas de aniversários e churrascos. Não tem banheiro, ponto bastante negativo. Se for estender o passeio, tem restaurantes pertinho, na rua Anita Garibaldi.

Continua após a publicidade

Parque da Chacrinha, em Copacabana
A ‘pequena chácara’ de 36 mil metros quadrados fica bem pertinho da estação de metrô Arco Verde. Local de fácil acesso, conta com muitos brinquedos, campo de futebol society e bancos para os papais descansarem enquanto as crianças curtem e observam as borboletas e pássaros. Vale arriscar uma das muitas trilhas.

Praça General Tibúrcio, na Urca
Bem na entradinha do Pão de Açúcar, a praça à beira-mar é um excelente lugar para contemplar o bondinho. E ainda dá para aproveitar a Praia Vermelha e a Pista Claudio Coutinho. Um passeio completo, não é mesmo? Evite ir de carro próprio, pois é péssimo para encontrar lugar para estacionar. Se for almoçar, o restaurante que fica lá, Terra Brasilis, tem opções ótimas, além de uma vista maravilhosa.

Parque Madureira, na Cidade Nova
Por aqui, atração é o que não falta. São muitas praças dentro de uma. Tem parquinho, quadras, pistas de skate, lago, ciclovia, academia de ginástica ao ar livre e praia artificial. Curiosidade: é o terceiro maior parque público da cidade e o primeiro do país a conquistar o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental). Antes da pandemia, chegava a receber uma média de 25 mil pessoas nos fins de semana.
.
.
.
Siga a gente no @programinhacarioca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.