Imagem Blog

Patrícia Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Patrícia Pereira, jornalista
Criadora do site Rio de Boas Notícias
Continua após publicidade

Boas notícias proliferam em tempos de coronavírus

Paradoxo à vista: pandemia de Covid-19 fez os jornais ficarem repletos de notícias positivas. E elas têm seu papel nesta crise

Por Patrícia Pereira
Atualizado em 13 abr 2020, 22h47 - Publicado em 13 abr 2020, 22h47

Quem não se emocionou com o vídeo da senhora de 94 anos, aplaudida de pé, ao vencer o Covid-19? Ela teve alta após passar dez dias na UTI do Hospital do Fundão. Revigorou nosso ânimo. A boa notícia é um fio de esperança em meio à tragédia.

Mas o noticiário positivo pode ser – e tem sido – muito mais do que um alento. Quando criei o Rio de Boas Notícias, que publica há quase dois anos, todos os dias, histórias inspiradoras ocorridas na cidade, a proposta era levar aos cariocas boas ideias que pudessem ser enaltecidas e replicadas pelo Rio.

Uma grata surpresa nesta pandemia, se é que podemos dizer isso, foi ver a explosão de boas notícias  na mídia e a confirmação do que acreditava: se expostas a boas ideias, as pessoas estão dispostas a ser solidárias e a colaborar.

Um bilhete foi deixado no elevador de um prédio oferecendo ajuda para que idosos, grupo de risco, não precisassem ir às ruas fazer compras. A foto viralizou nas mídias sociais e, em seguida, bilhetinhos semelhantes proliferaram em vários prédios.

A TV mostrou uma notícia triste: moradores de rua não tinham água limpa e muito menos sabonete para lavar suas mãos. Alguém pendurou em um muro duas garrafas, uma com água e outra com sabão, para quem precisasse usar. Uma gota em meio ao oceano necessário, né? Logo, logo várias garrafas foram espalhadas pelos bairros do Rio.

Continua após a publicidade

Com o isolamento, muita gente ficou sem dinheiro até para se alimentar. O dono de uma padaria colocou do lado de fora um cesto com pães grátis para quem não pudesse comprar. E vieram outras cestas de pães e também mesas com mantimentos na porta de mercados, doados pelo estabelecimento, por clientes e por moradores das redondezas.

São apenas três exemplos de gestos simples e de curto alcance, mas que ganharam visibilidade e se multiplicaram, tornando melhor a vida de muita gente. Me faz lembrar uma famosa frase atribuída ao escritor Eduardo Galeano: “muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”. Eu só acrescentaria, pra dar um impulso: que estes gestos virem notícia!

Patrícia Pereira é jornalista e há dois anos criou o Rio de Boas Notícias (www.riodeboasnoticias.com.br). Lá publica diariamente histórias positivas que ocorrem em solo carioca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.