Imagem Blog

Patricia Lins e Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Patrícia Lins e Silva, pedagoga
Educação
Continua após publicidade

De volta ao melhor lugar do mundo: a escola

A escola é um lugar atraente para todos os que a frequentam. Aprender na escola é uma atividade muito interessante. Ou deveria ser

Por Patrícia Konder Lins e Silva
Atualizado em 10 fev 2020, 17h15 - Publicado em 10 fev 2020, 16h26

A Veja Rio está de volta. É com essa ótima notícia de que mais um veículo de imprensa vem assegurar a boa informação e volta a incentivar o espírito carioca que vamos iniciar mais um ano letivo.

Nas férias, a escola é sem vida, silenciosa, mas fica se arrumando para estar limpa, bonita, inteligente e organizada no dia de receber os alunos. Prepara-se como se fosse para uma festa. Quer receber bem quem vem compartilhar o espaço, encontrar os amigos e discutir assuntos interessantes. É assim que a escola recebe os aprendizes. Ou deveria ser.

Os alunos trazem de volta a alegria. Chegam os que já conhecem tudo, os que estão chegando agora, os tímidos, os tagarelas e, ainda, os pequenos que vêm pela primeira vez. Todos estão ansiosos pelas novas experiências: novos professores, nova sala, novos colegas, novos livros, cadernos, material, novas aprendizagens. A expectativa e a curiosidade contaminam o ambiente e tornam a escola o melhor lugar do mundo, onde a curiosidade e o interesse fascinam e nunca entediam nem acabam.

Professores, coordenadores, inspetores, secretários, todos se mobilizam para acolher crianças e jovens sagazes e inventivos que estão construindo seu entendimento da realidade, aprendendo teorias e fatos e questionando para aprofundar a reflexão. A escola os recebe para instigar a capacidade de pensar e aprender, para discutir valores e para apoiar a investigação do que acontece à volta.

Continua após a publicidade

Segundo Aristóteles, todo ser humano, por natureza, deseja conhecer. Portanto, os alunos chegam à escola com vontade de aprender. O arquétipo da velha escola de saber burocrático, repetido inutilmente e sem contexto, foi desmontado. O conhecimento é fascinante, a escola é um lugar de inquietude cognitiva, de descobertas e reflexão sobre variados assuntos com os colegas e professores, o que dá significado às aprendizagens. Na escola se amplia o vínculo com a cultura e se constrói uma relação de encanto com o conhecimento.

Escutando a algaravia do ambiente efervescente de novas ideias e de discussões produtivas, percebe-se que a escola é um lugar dinâmico, onde se discute solução para os problemas do mundo, onde se realiza uma troca de ideias saudável, onde todos se tornam pessoas melhores. Para quem participa desse ambiente, é fácil compreender que a escola é o melhor lugar do mundo.

Patricia Koner Lins e Silva é pedagoga, autora do livro “Inteligência se aprende” (Companhia das Letras) e diretora da Escola Parque.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.