Imagem Blog

Meu Mundinho Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Livros, discos, brincadeiras, passeios, exposições, peças de teatro e programas para pais e crianças no Rio
Continua após publicidade

Bienal para os pequenos

Recentemente o IBGE publicou uma pesquisa sobre como aproveitamos o nosso tempo durante o dia. Apesar de não ter usado o Rio como referência (apenas Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, mais o Distrito Federal), vale refletirmos sobre o resultado: dedicamos apenas seis minutos à leitura, em média, enquanto ficamos 2h35 na […]

Por laisbotelho
Atualizado em 25 fev 2017, 18h59 - Publicado em 23 ago 2013, 21h26

Recentemente o IBGE publicou uma pesquisa sobre como aproveitamos o nosso tempo durante o dia. Apesar de não ter usado o Rio como referência (apenas Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, mais o Distrito Federal), vale refletirmos sobre o resultado: dedicamos apenas seis minutos à leitura, em média, enquanto ficamos 2h35 na frente da TV. Quando baixamos a idade, entre 10 e 24 anos, o tempo vai junto: três minutos.

Apesar desse cenário, temos um grande evento literário que atrai milhares de pessoas há 30 anos na cidade: a Bienal do Livro. Aproveitamos a 16ª edição, que vai rolar de 29 de agosto a 8 de setembro, para destacar alguns lançamentos e eventos bacanas para a criançada. Quem sabe não conseguimos reverter esse quadro aí de cima?

 

MELHORAMENTOS (Estande: Pavilhão Azul – H04/I03)

O Menino que Veio de Vênus

No sexto livro da série Os Meninos dos Planetas, Ziraldo viaja mais uma vez para o espaço para contar a história de Vevê – um  pequeno deus que, assim como os outros meninos de Vênus, tem asinhas nas costas e uma aljava para carregar suas  flechas. Vevê e seu amigos são Cupidos e, segundo Ziraldo, têm muitos mistérios, podendo chegar voando do jeito que lhes der  na veneta, sempre danados e engraçadinhos. Ziraldo vai estar do estande nos dias 31/08, 1/09, 7/09 e 8/08, das 15h30 as 18h. 

 

O Raiozinho e a Furiosa

Continua após a publicidade

A Turma da Mônica embarcou na literatura de cordel versos melodiosos e cadenciados de O Raiozinho e a Furiosa. O livro  apresenta a história de Raiozinho, contada em versos de cordel, com ilustrações em estilo xilogravura. Típico personagem  nordestino, criado por Mauricio de Sousa em parceria com Mário Mattoso, Raiozinho intitula-se “cabra da peste”. A alcunha  identifica o povo natural no nordeste brasileiro, valente por lutar contra a fome e a sede desde o nascimento. Ligeiro,  Raiozinho enfrenta de tudo, não teme lobisomem, conquista sereias e, como ele mesmo diz, “Ainda tá pra nascer um cabra  que me afronte”. Até que ouve comentários sobre a história de uma garota tão corajosa quanto ele que moraria no sul do país.  Seria possível alguém mais audaz e ainda do sexo feminino? Maurício de Souza vai estar no estande, junto aos personagens da Turma, no dia 31/08, das 11h as 13h. 

 

 Tarsilinha

Em parceria com Tarsilinha do Amaral, Secco apresenta a infância da mais importante pintora do Brasil, Tarsila do Amaral, em  meio ao ambiente das fazendas de café do início do século XX. A família, os animais de estimação, a brincadeira favorita, as  cores caipiras bem brasileiras que ela tanto amava e, principalmente, o carinho que rodeou a menina durante os primeiros  anos de sua vida – com referências a algumas de suas principais obras como o Abaporu, A Negra, A Cuca, Manacá e A Lua –  estão presentes nesta história. O texto criado por Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista, mostra o universo encantador de sonhos e histórias no qual Tarsila do Amaral se inspirou.

 

Continua após a publicidade

 Pão, Pão, Pão

Os músicos Estevão Marques, Marina Pittier e Fê Sztok estão juntos novamente no livro musical Pão, Pão, Pão. No livro, o trio  brinca com o trabalho de preencher os espaços vazios do castelo do Rei. A partir de contos que perambulam pelo mundo, os leitores  podem se divertir com as possibilidades que o livro lança.  Tchan, tchan, tchan, mais uma vez a aliteração está presente no trabalho  dos três artistas. Em Pão, Pão, Pão os autores visitam os contos cumulativos e também uma história que parece nunca ter fim, ou  seja, uma “lengalenga”.

 

GIRASSOL (Estande: Pavilhão Verde–  L10/M09)

 Pop Up

Continua após a publicidade

 O livro ensina os pequenos a criarem seu próprio livro cheio de pop up – dobraduras que saltam das páginas. Com  projetos e pop ups com diferentes níveis de dificuldade – desde dobras simples até efeitos em espiral e mecanismos  sonoros, a publicação oferece tudo o que a criança precisa para criar o seu próprio livro de maneira simples. Basta  destacar as peças e seguir passo a passo as orientações para completar um dragão cuspidor de fogo, um castelo de  contos de fada ou um monstro Frankenstein.

 

 Carruagem de Princesa

A coleção Conversíveis traz os livros Carruagem de Princesa e Trator, que se convertem em tapete de atividades e se  transformam em uma carruagem e em um trator, respectivamente. A publicação é interativa, a criança lê e protagoniza  a própria história ao entrar no livro transformado.

Continua após a publicidade

 

CALLIS (Estande: Pavilhão Verde– Q16)

 Por que Choramos?

Pode ser por causa de um cisco no olho apenas, ou então um grande susto, ou uma saudade forte, ou por raiva e até mesmo  por felicidade. Silvana Tavano trata do choro de uma forma poética e doce, que fica ainda mais delicada com as ilustrações de  Maria Eugenia.

 

 

Continua após a publicidade

 Babybook

Da obra Uma Lagarta Muito Comilona, do escritor Eric Carle, o livro vem com uma argola vermelha que  permite ser colocado no carrinho de passeio do bebê. Essa nova versão trabalha a identificação de diferentes  cores, como o verde e o vermelho, através do processo de transformação da lagarta em borboleta.

 

COQUETEL (Estande: Pavilhão Azul– G05 F06)

Revista Os Smurfs

Ícone nos anos 80 quando chegaram ao Brasil em uma série de desenhos animados produzidos para a televisão, Os Smurfs agora podem ser conferidos em divertidas histórias e jogos que o selo Coquetel lança na Bienal. A publicação será mensal e poderá ser encontrada em bancas e livrarias. Os azuizinhos vão estar no espaço nos dias 31/08, 1/09, 6/09, 7/09 e 8/09, das 14h as 20h. 

 

 

Ciência Irada 1 e 2

Os livros estão sendo lançados no Brasil e trazem em cada volume 25 curiosidades para as crianças e jovens entenderem e se interessarem por ciência. Se o leitor quiser saber como fazer um arco-íris, produzir eletricidade com a luz do Sol, fazer uma máquina voadora e muito mais, esse livro é para ele!  Os livros auxiliam as crianças a se interessarem por Ciências e também contribuem com a cognição, ou seja, memória, raciocínio e imaginação.

 

V & R EDITORAS (Estande: Pavilhão Verde– P10/Q09)

Angry Birds: Meu livro de pendurar 1 e 2

Voltados para o público infantil, as obras trazem ilustrações divertidas de cenas do game e dos personagens. Elas possuem oito páginas em formato especial, que as tornam objetos de decoração ideais para pendurar na porta e enfeitar o quarto.

 

Coleção Snoopy

Com 64 páginas e recomendados para todas as idades, cada um dos quatro livros da coleção é um compilado de frases dos personagens da turma do Snoopy, que resumem sentimentos como amizade, amor, confiança e felicidade. Algumas mensagens reflexivas que estão por lá: “Ouvir em silêncio”, “Animar a vida de alguém”, “Sentir que você não está sozinho” e “Encontrar soluções para um problema”.

 

SENAC (Estande: Pavilhão Azul– I10/J09)

Agendinha Carioca

Versão infantil do guia Agenda Carioca, de Antonia Leite Barbosaa, a publicação é um dos destaques da editora para o evento. Ela apresenta dicas relacionadas ao universo da maternidade, como gestação, saúde, beleza, bem-estar, educação, moda, diversão, entretenimento, festas, cursos, decoração, lojas de brinquedos, livrarias, bibliografia e sites recomendados.

 

ROCCO (Estande: Pavilhão Azul– E12/F11)

A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos

Em sua estreia na literatura infantil, a prestigiada jornalista Miriam Leitão troca as análises econômicas por uma delicada reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por pássaros e dona de uma fazenda que é um verdadeiro santuário para as mais variadas espécies de aves, ela se inspirou em fatos ocorridos no local para escrever a obra. Ilustrada pelo artista plástico Rubens Matuk, outro apaixonado por ecologia, o livro conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.

 

Ela Disse, Ele Disse – O Namoro

Um dos grandes sucessos de Thalita Rebouças, Ela Disse, Ele Disse ganha continuação com a participação mais que especial de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica Jovem. Na obra, Leo e Rosa, que se conheceram e se apaixonaram no primeiro livro, estão namorando e continuam descobrindo as delícias e agruras da vida a dois. Entremeando as vozes dos protagonistas com cenas ilustradas, a história do casal é acompanhada por ninguém menos que Mônica, Cebola, Cascão e Magali, que estão lendo o livro de Thalita Rebouças no colégio e se divertem com a história da dupla. Thalita vai estar no estande para autografar os livros nos dias 1º e 8, às 14h, e 3 e 5, às 13h.

 

SANTUÁRIO E MAURICIO DE SOUZA (Estande: Pavilhão Verde– M05)

Turma da Mônica Visita Aparecida

Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento embarcam numa viagem inesquecível para Aparecida, no interior de São Paulo. Com o guia turístico Vitinho, eles aprendem um pouco da rica história da cidade, que todos os anos recebe milhões de turistas e devotos. O passeio vai desde a história do encontro da imagem da santa pelos pescadores até uma visita à  Basílica de Nossa Senhora Aparecida e seus arredores. Mauricio de Souza, junto aos personagens da Turma, marca presença no estande dia 8, das 11h as 12h30.

 

XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Quando: de 29 de agosto a 08 de setembro de 2013

Onde: Riocentro, Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca

Mais informações: www.bienaldolivro.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.