Imagem Blog

Manual de Sobrevivência no século XXI Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Sabrina Presman
Psiquiatria
Continua após publicidade

Paulo Gustavo e a afirmação gay no Brasil homofóbico

Ator conseguiu um feito raro: conquistou o coração do público sem escamotear sua orientação sexual

Por Analice Gigliotti
Atualizado em 17 Maio 2021, 17h26 - Publicado em 17 Maio 2021, 15h42

O Brasil, país que parece ter se acostumado a contar mortos todos os dias, viveu uma gigantesca perda recentemente. A Covid-19, doença que já levou tantos talentos das nossas artes, como Nicette Bruno, Aldir Blanc, Ismael Ivo, Eduardo Galvão, ceifou, tão prematuramente, a vida do ator Paulo Gustavo, aos 42 anos. A morte do ator choca porque é a antítese de tudo que ele sempre representou, dentro e fora de cena. Alegria, deboche e ironia eram a matéria prima do seu trabalho. Uma explosão de vida, de projetos e de planos castrada precocemente.

Paulo Gustavo ganhou o coração do público dando vida à Dona Hermínia, inspirado em sua mãe, Déa Lucia, mas que conseguia a façanha de gerar identificação com mães e filhos das mais diferentes classes e origens. Com muito humor e ternura, o ator confirmou a máxima de que “mãe é tudo igual” e arrastou uma multidão para as três produções da franquia “Minha mãe é uma peça”. A cada novo filme, Paulo Gustavo ia dando seu recado contra a homofobia. Sem militância ostensiva ou demagogia política. À medida que Dona Hermínia ia se acostumando com a homossexualidade do filho na ficção, o Brasil ia se acostumando também a ver Paulo Gustavo se tornar um artista gigante, abarrotando salas de teatro e de cinema.

Aos poucos, Paulo Gustavo foi compartilhando com o público a forma como vivia, o relacionamento de sete anos com o marido, Thales Bretas, e a escolha pela paternidade dos pequenos Gael e Romeu. Pela primeira vez, um artista do mainstream normatizou  uma relação homoafetiva em sua produção artística e nas redes sociais. O país descobriu que a vida de dois gays casados com dois filhos era absolutamente igual a de qualquer outra família brasileira.

Por tudo isso, é simbólico que a morte do ator seja tão próxima a um dia fundamental na luta pela afirmação gay. Hoje, 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, uma data importante em um país que ocupa os altos postos no vergonhoso ranking de nações que mais matam homossexuais no mundo. Em 2019, o Brasil registrou 297 homicídios e 32 suicídios por homofobia, uma média de uma morte a cada 26 horas, de acordo com relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB). Não estão computados nestes dados as centenas de casos de violência que não chegaram à óbito.

Continua após a publicidade

Com Paulo Gustavo morre um pouco a esperança de um país mais tolerante com a comunidade LGBTQI+. O ator passou pela vida como um cometa, defendeu a igualdade de gênero com sua arte, influenciou pessoas e ajudou outras tantas a se assumirem e aceitarem como são. Que Paulo Gustavo seja a semente para o aparecimento de mais Paulos Gustavos no Brasil.

Analice Gigliotti é Mestre em Psiquiatria pela Unifesp; professora da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio; chefe do setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa do Rio de Janeiro e diretora do Espaço Clif de Psiquiatria e Dependência Química.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.