Imagem Blog

Manual de Sobrevivência no século XXI Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Sabrina Presman
Psiquiatria
Continua após publicidade

O segredo da felicidade

Pesquisa mostra que felicidade não tem nada a ver com taxa de colesterol, dinheiro no banco ou reconhecimento no trabalho

Por Analice Gigliotti
21 fev 2020, 11h47

Os “bons relacionamentos” são os responsáveis por nos mantermos mais felizes e saudáveis. Essa é a principal conclusão do Estudo de Desenvolvimento Adulto, desenvolvido na Universidade de Harvard com 724 homens, por 75 anos, uma das mais longas pesquisas que se tem notícia.

E que lição podemos tirar dessa descoberta para nossas vidas?

Para quem vive preocupado com taxa de colesterol, dinheiro no banco ou no reconhecimento no trabalho como motor de felicidade, é uma baita mudança de paradigma.

De acordo com o estudo, que monitorou a vida do grupo no trabalho, em casa e analisou exames médicos ano a ano, os bons relacionamentos ajudam o cérebro a se manter saudável por mais tempo e facilita o relaxamento do sistema nervoso. Eles também auxiliam a reduzir as dores, emocionais ou físicas.

Continua após a publicidade

Pessoas solitárias, portanto, tem mais chance de ter uma saúde pior e viver menos, porque seus cérebros se deterioram mais rapidamente. Mas sabemos que há solitários dispersos em multidões ou em casamentos ruins. E aí vem a segunda conclusão da pesquisa: bons relacionamentos não devem ser entendidos por um casamento duradouro ou um grande grupo de amigos. Segundo um dos pesquisadores, a palavra chave é qualidade. É ela, a qualidade dos relacionamentos, que determina o envelhecimento com saúde.

Vivemos em uma sociedade orientada para a produção em escala, alta performance e acumulação de capital. Nessa dura trajetória, o que muitos estão encontrando é frustração e infelicidade, relegando o (bom) convívio em família e com amigos para segundo plano. “Uma vida boa se constrói com bons relacionamentos”, concluiu o chefe da pesquisa. Trabalhos como o de Harvard nos fazem lembrar do que importa, de fato, na vida.

E você, do que quer se orgulhar (ou se arrepender) quando olhar para trás, no auge da maturidade? As decisões certas devem ser tomadas agora.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que, para a maioria das pessoas, ainda dá tempo de procurar e fortalecer bons relacionamentos.

Analice Gigliotti é Mestre em Psiquiatria pela Unifesp; professora da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio; chefe do setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa do Rio de Janeiro e diretora do Espaço Clif de Psiquiatria e Dependência Química.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.