Imagem Blog

Manual de Sobrevivência no século XXI Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Sabrina Presman
Psiquiatria
Continua após publicidade

Covid 19: quem cuida de quem cuida?

Pandemia leva profissionais de saúde à exaustão física e emocional

Por Analice Gigliotti
Atualizado em 11 mar 2021, 15h05 - Publicado em 11 mar 2021, 10h27

O alerta partiu do secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn: “Estamos em guerra. Diferente das guerras que nós costumamos ver nos filmes, que nossas gerações não viveram, com tiros, bombas e mortos espalhados pelas ruas. Nós temos isso acontecendo nos hospitais”. O desabafo aconteceu na semana passada, no momento em que o Estado de São Paulo comunicava a superlotação dos hospitais por casos de Covid-19 e o secretário Gorinchteyn clamava o auxílio de voluntários aos Conselhos Regionais de Medicina, Fisioterapia e de Enfermagem. “Nós precisamos de ajuda porque estamos em guerra”, repetiu.

Ontem, batemos o recorde de 2.349 mortes em um único dia e a quantidade de profissionais de saúde disponíveis no front para a batalha contra a Covid é inversamente proporcional aos novos casos que surgem no país. Depois de um ano de trabalho incessante, muitos começam a faltar aos plantões por absoluto esgotamento, físico e mental. A mídia exibe reiteradamente o apelo de médicos e enfermeiros, muitas vezes aos prantos depois de plantões de até 14 horas em UTIs, pedindo que as pessoas fiquem em casa e se preservem de contrair o vírus. Uma emissora de TV mostrou esta semana uma enfermeira que passou 16 horas administrando 40 leitos de pacientes.

Até janeiro deste ano, 508 profissionais de enfermagem tinham morrido de Covid no Brasil. Um dos casos mais emblemáticos foi da enfermeira Daniele Costa, da UPA de Nova Iguaçu, que morreu nove dias depois de gravar um vídeo apelando às pessoas para que ficassem em casa. Segundo a Anistia Internacional, a pandemia matou 17 mil profissionais de saúde em todo o mundo, em 2020. De acordo com o documento, a cada 30 minutos um de nós perdeu a vida para a Covid-19. Neste cenário desolador, quem cuida de quem cuida?

Profissionais de saúde são preparados para perder pacientes. Em um ofício que arbitra entre a vida e a morte, assistir este embate faz parte do jogo e quem escolhe essa profissão sabe disso. No entanto, nenhum médico ou enfermeira é treinado para assistir a morte de pacientes por falta de condições mínimas de trabalho: leito, respirador, equipamentos, mão de obra. Não cabe a um profissional de saúde escolher entre quem vai viver e quem vai morrer. Nosso juramento é salvar a todos. E na crueldade deste dia a dia, alguns colegas, compreensivelmente, tem sucumbido.

Continua após a publicidade

A Medicina tem alguns inimigos na dura guerra contra a pandemia, mas nenhum é tão letal e perverso como o negacionismo às evidências científicas. Desdenhar da importância do uso da máscara, debochar do isolamento social e ridicularizar a vacina, mais que atestados de ignorância, são gestos de desrespeito com quem está dando a vida – literalmente – para salvar os outros.

Analice Gigliotti é Mestre em Psiquiatria pela Unifesp; professora da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio; chefe do setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa do Rio de Janeiro e diretora do Espaço Clif de Psiquiatria e Dependência Química.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.