Imagem Blog

Manual de Sobrevivência no século XXI Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Sabrina Presman
Psiquiatria
Continua após publicidade

À flor da pele

A pandemia dá exemplos de união, mas também escancara o pior do ser humano

Por Analice Gigliotti
Atualizado em 5 jun 2020, 10h41 - Publicado em 5 jun 2020, 10h20

O coronavirus chegou sem escolher como alvo uma nacionalidade ou camada social, correndo como um rastilho de polvora no mundo globalizado e atingindo a todos, indistintamente. Esse momento único que o mundo está atravessando tem nos rendido exemplos diários de emocionante generosidade, que nos enchem de esperança. Mas é inegável também que parece ter deixado à mostra o pior do ser humano.

Na televisão ou nas redes sociais, temos assistido a frequentes histórias de violência e agressividade. O morador de Alphaville que destratou um policial, a médica que apanhou dos vizinhos no Grajaú, o deputado que ameaça oposicionistas à bala. Parece que a pandemia pontencializou ainda mais um traço tão marcante da nossa sociedade: a brutalidade. O mais grave é que, algumas vezes, estas questões são permeadas por diferenças políticas em uma sociedade rachada por ideologias ou, o que é pior, pelo ódio. É como se o brasileiro tivesse perdido a capacidade – se é que um dia a teve – de resolver as diferenças de modo civilizado, na base da argumentação. Ficamos reféns de um cansativo “nós contra eles” que nos impede de progredir nas causas certas – educação e saúde, por exemplo – e só favorece aos que tiram vantagem política do ambiente arrivista.

Nossa história nunca foi pacífica, ao contrário do que os livros de História tentaram nos convencer por décadas. Os portugueses invadiram e dizimaram os indígenas, traficaram e escravizaram negros que, quando conquistaram a liberdade, não tiveram nenhum apoio do Estado para começarem uma nova vida. Ao contrario, os indenizados – pasmem! – foram os ex-proprietários de escravos. A fundação do nosso tecido social é na violência e desigualdade.

Brasil e Estados Unidos são muito diferentes, mas comungam de traços históricos semelhantes. Ambos foram colonizados e escravizaram negros. Ambos tem, atualmente, politicos assumidamente de direita no poder. Mas vejamos o exemplo que o povo americano – inclusive os brancos – tem dado ao mundo em busca de justiça pelo assassinato cruel do negro George Floyd, por parte de um policial branco. Não se vê mobilização igual desde os anos 1960.

Continua após a publicidade

Quando requisitado pelas autoridades, o isolamento social no Brasil foi adotado por até 70% da população em algumas cidades. A pandemia mostrou a capacidade de mobilização do brasileiro. Pois que ela permaneça quando a Covid-19 estiver vencida e nos inspire no exercício de empatia às dores e causas alheias para nosso progresso como sociedade.

Analice Gigliotti é Mestre em Psiquiatria pela Unifesp; professora da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio; chefe do setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa do Rio de Janeiro e diretora do Espaço Clif de Psiquiatria e Dependência Química.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.