Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Manu Müller Por Manu Müller, designer de interiores Novidades e tendências de decoração

Os Vikings e seu décor escandinavo

Com pose de decoração despretensiosa, o estilo nórdico está fazendo a cabeça dos cariocas por sua elegância, pegada minimalista e conforto

Por Manu_Müller Atualizado em 8 out 2021, 12h16 - Publicado em 7 out 2021, 12h55

Terra dos Vikings, de belezas incomparáveis e de Hans Cristian Andersen, criador da obra A Pequena Sereia. Na mitologia nórdica, reino de Asgard e dos poderosos deuses Odin, Thor e Loki. Território geográfico que abrange a Noruega, Suécia e a Dinamarca, região com alta qualidade de vida e movida pela beleza, natureza e o frio.

O estilo escandinavo foi criado pela condição climática do local. Com um rigoroso inverno de dias curtos e nublados que não costumam ter mais de 7 horas de sol, criou-se a vontade de fazer da casa um ninho, um porto seguro. A ideia desse décor seria justamente trazer luz, leveza e, sobretudo, conforto para dentro de casa. Investir na decoração virou a bola da vez.

A imagem mostra uma sala com um vaso de planta, tapete e poltrona
Tranquilidade ao chegar em casa Pinterest/Reprodução

Com pinceladas minimalistas, esse estilo é caracterizado por linhas retas,  formas, funções, elementos sustentáveis e um mobiliário com paletas de cores neutras como cinza, branco e bege. Parece simples? Mas a ideia seria exatamente essa. Ter pose de decoração despretensiosa e se descolar do mundo caótico e barulhento que vivemos hoje em dia. Esse estilo vai muito além de arquitetura e decoração, trata-se de uma nova maneira de sobreviver. Costumo dizer para meus clientes que a nossa casa precisa ter acolhimento e manifestar tranquilidade.

A imagem mostra uma sala com uma poltrona, banquinhos e uma luminária de piso
Minimalismo e sofisticação Pinterest/Reprodução

A arquitetura contemporânea está muito ligada ao estilo escandinavo. O grande lance dessa decoração é a funcionalidade e o grande vazio que ela deixa nos ambientes. De forma poética, a luz vai entrando e tornando o ambiente leve, iluminado e muito convidativo.

E para quem curtiu esse estilo nórdico o primeiro passo seria se desapegar de tudo que você não usa. Use apenas o que for necessário. A qualidade é importante e a quantidade de acessórios é mínima, a prioridade é apenas o essencial, durável e sustentável.  Use estofados com tecidos naturais como linho, tapetes de fibras naturais e muita madeira clara. Abuse dos tons neutros e deixe a natureza entrar na casa com o uso de vegetação em vasos. Crie um ambiente com uma estética clean, sofisticada e rústica ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade
A imagem mostra uma poltrona com manta e um vaso com planta
Puro conforto com elegância Pinterest/Reprodução

Nada de tecidos pesados, ou volumosos com cores vibrantes e quentes. Um elemento decorativo que pode contribuir para uma atmosfera convidativa seria o uso de lanternas com velas. Mantas nos sofás e poltronas também são muito bem-vindas. A ideia é desacelerar, ter a sensação de alívio e tranquilidade ao chegar em casa….E isso não tem preço.

A imagem mostra um quarto com cabeceira de madeira
Tranquilidade no quarto e uso de madeira clara Pinterest/Reprodução

 

A imagem mostra um quarto com cama e luminaria moderna
Estilo escandinavo com uma pegada moderna Pinterest/Reprodução

 

A imagem mostra uma bancada com madeira clara, quadro apoiado e uma luminária de mesa
Decoração leve e sofisticada Pinterest/Reprodução

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade