Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Como escolher o tapete ideal

Além de embelezar sua casa, é um grande aliado para isolamento acústico, item muito importante para quem mora nos grandes centros urbanos

Por Manu Müller
Atualizado em 18 jan 2021, 16h31 - Publicado em 18 jan 2021, 09h45

Sempre adorei decorar a casa e brinquei de “casinha” desde os meus quatro anos de idade. Da casa de boneca, passei para o meu quarto, do meu quarto para a minha casa e, por fim, para casa dos meus queridos clientes. E assim, reconheço a importância e o prazer de morarmos em uma casa arrumada, confortável, sustentável e, principalmente, com a nossa cara.

Antes, o luxo era ter uma casa grande e espaçosa. Nos tempos atuais, o luxo é conjugar praticidade e respeito à natureza. E se possível, é claro, estar bem próximo dela. Aqui passarei dicas para você morar melhor nesse ambiente tão especial e acolhedor que é sua casa.

Hoje escrevo sobre tapetes. A arte de tecer tapetes nasceu no período Aquemênida, por volta de 500 a.C., no Irã com o tapete Pazyryk. Hoje, mais de 2.500 anos depois, a pandemia fez com que muitos condenassem e descartassem seus belos tapetes, que nada de mal fazem além de trazer muito charme e conforto para as nossas casas, por serem acusados de acumular espécimes do temido vírus Covid-19.

Vale lembrar que a mesma pandemia trouxe também à tona o antigo hábito oriental de entrar em casa sem os sapatos da rua, o que isenta os pobres injustiçados tapetes de serem considerados vilões entre as peças de decoração. Mas qual é a receita para escolher o tapete perfeito para sua casa? Em primeiro lugar descubra o seu estilo. Você é do tipo tradicional-clássico, moderno-contemporâneo ou a sua casa tem uma “pegada” mais rústica?

Para você que se identifica com estilo tradicional-clássico, indicaria um tapete neutro ou cru com tons suaves e discretos. Para você com estilo mais moderno, sugiro um tapete com formas geométricas ou assimétricas para ousar na hora de decorar. E para você que prefere o estilo rústico, indico tapetes feitos de fibras 100% naturais.

Continua após a publicidade
Tapete jogado em cima de sofá
Tapetes: sobrepor também é uma dica (arquivo pessoal/Reprodução)

Seja qual for o seu estilo, o mais importante na hora de encomendar seu tapete é a proporção. Para isso, o próximo passo é medir o espaço onde você pretende colocar seu tapete. O ideal para aumentar visualmente o espaço de um ambiente, é colocar um único tapete ao invés de vários pequenos. O tapete maior conecta e integra os ambientes e fica muito charmoso se você tem, por exemplo, uma sala de estar contígua à sua sala de jantar. O formato pode ser redondo, quadrado, oval ou retangular. Atualmente a moda é usar o tapete redondo ou oval. Eu adoro!

Agora vamos à escolha da melhor cor para seu tapete. É sempre importante que o tapete esteja em harmonia com a cor predominante dos seus estofados, cortinas e almofadas. Tapetes estampados ou com desenhos geométricos harmonizam melhor com espaços maiores onde a cor predominante da casa é neutra. Fica bem mais fácil de acertar o visual da sua casa escolhendo tapetes em cores neutras tais como o cru, bege, camurça e os tão modernos 50 tons de cinza. Esses, com certeza, ficam bem em qualquer ambiente e conversam muito bem com diversos estilos de casa.

Outro item muito importante é a textura do tapete que está em geral associada à sua qualidade. Existem no mercado tapetes muito finos ou muito grossos. Tapetes muito finos não transmitem qualidade e normalmente não são duráveis. Tapetes felpudos não são funcionais nem práticos, pois acumulam poeira e dificultam a limpeza e manutenção. Prefira os tapetes modernos, que são feitos com uma mistura de fibras naturais de palha e de algodão, ou os feitos 100% em palha. Os tapetes sintéticos também têm seu lugar e visualmente se assemelham a um tapete de palha. A vantagem é que esses apresentam uma durabilidade incrível, não soltam fiapos, têm preços mais accessíveis e servem também para áreas externas da sua casa como varandas e terraços. Podem pegar chuva? Claro que sim! E, além de tudo, sua área externa vai ficar um charme.

Continua após a publicidade
A imagem mostra um tapete liso e comprido
Tapete liso: versatilidade (arquivo pessoal/Reprodução)

Mais uma dica bem interessante. Quem diz que tapete só serve para piso está muito enganado! Você também pode colocá-los na sua parede como uma tapeçaria que voltou à moda com força total como nos inigualáveis castelos da Idade Média. Outra dica para aqueles que gostam de sair do básico, inovar e até arriscar, é fazer uma sobreposição de tapetes. Esse é um ótimo jeito de ampliar o ambiente quando você tem mais de um tapete pequeno.

Enfim, o tapete deixou de ser um vilão e, além de embelezar sua casa, é um grande aliado para isolamento acústico, item muito importante para quem mora nos grandes centros urbanos. Eles são também uma forma simples de decorar e permitem redecorar os ambientes sempre que você cansar da sua decoração. São versáteis, aquecem a casa e agradam a todos os estilos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.