Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Manu Müller Por Manu Müller, designer de interiores Novidades e tendências de decoração

A poderosa onça está de volta. Solte suas feras!

Saiba coordenar com moderação o animal print, estampa que não vai sair de moda tão cedo. Veja dicas para decorar

Por Manu_Müller 21 set 2021, 17h56

Na antiguidade, era comum guardar partes do animal em casa.  Acreditavam que assim iriam atrair as características e personalidade dos animais: como a força e autoridade dos leões e a resistência e beleza dos tigres. Séculos se passaram e encontrar nas casas pele de animal nas paredes ou como tapetes fazia parte da decoração.

O termo animal print surgiu nos anos 50 e começou a ser usado nas passarelas por Dolce & Gabbana e Ralph Lauren. A estampa virou febre com seus traços sensuais e femininos. Todas queriam um vestido de onça! E com a tecnologia dos tempos modernos, ficou menos desumano e cruel reproduzir a estampa sem precisar matar o animal.

A imagem mostra uma modelo desfilando na passarela
Dolce & Gabbana e o seu tradicional vestido de oncinha Pinterest/Reprodução

Não demorou muito para que esse estilo chegasse à decoração de ambientes, e o tradicional desenho de oncinha virou almofada. E assim, o mundo animal invadiu as casas. Um estilo que promete não sair de moda tão cedo, funciona com dosagem certa em todos os ambientes e estilos de uma casa. Sabendo coordenar, não tem erro.

Com suas cores vibrantes o animal print se encaixa com perfeição e traz mais vida, charme e diversão para a decoração de tons neutros. A ideia é tornar a estampa de animal a protagonista daquele ambiente.

É fácil inserir essa estampa na decoração, basta ter ousadia.  Para uma composição mais leve, use nos detalhes, como mantas, almofadas e tapetes. Gosto da ideia de misturar almofadas de estampa animal com as de tons pastéis ou neutros esse mix fica perfeito.

Continua após a publicidade
A imagem mostra uma sala com sofa, mesa de centro e almofadas
Harmonização de elementos: introduzindo aos poucos o animal print na decoração Pinterest/Reprodução

Para uma composição mais ousada, invista na colocação de um papel de parede todo de animal print. Nesse caso, prefira em cômodos pequenos como lavabo ou hall de entrada, dessa forma fica elegante sem ficar exagerado.  Estofar poltronas, sofás e bancos fica interessante dentro de uma decoração de tons leves.

A imagem mostra um hall de entrada com papel de parede
Para os mais ousados: hall de entrada com papel de parede Pinterest/Reprodução
A imagem mostra uma sala com papel de parede e uma poltrona
Grandes estampas: animal print como papel de parede Pinterest/Reprodução

Essa estampa precisa ser usada com moderação. Seguir a dica de que menos é mais é valida nesse momento. Sua casa não pode virar um zoológico. Não aconselho a mistura de estampas no mesmo ambiente, como zebras, vacas e cobras. Além de cafona, pode ficar visualmente poluído e confuso.

O ambiente tendo uma base neutra como paredes brancas e piso de madeira, o animal print entra com harmonia. Os tons terrosos, que estão em alta nesse momento, também recebem a estampa com sofisticação. A decoração com esses elementos pode deixar o ambiente também aconchegante. Basta jogar uma iluminação indireta como abajures, luminárias de piso e pendentes. A iluminação de preferência amarela.

A imagem mostra um banheiro com banco de oncinha
Projeto de Marcia e Manu Müller: banquinho de onça levando charme para o banheiro Arquivo Pessoal/Reprodução

Hoje, você encontra no mercado animal prints de vários temas, desde a tradicional zebra até insetos. Os desenhos estão cada vez mais criativos. A nova aposta da marca Gucci na linha décor foi o lançamento de papéis de parede com tema de animal print que virou hit de sucesso em terras brasileiras. O apaixonante papel de parede estampado com garças deixa qualquer ambiente divertido e charmoso.

A imagem mostra um banheiro com papel de parede
Lançamento da Gucci: papel de parede de animal print Pinterest/Reprodução

O animal print revela a personalidade do morador. As pessoas estão mais ousadas, mais soltas e criativas. Aposte nessa estampa você não vai se arrepender. Mas se você não está acostumado, vai aos poucos, sem pressa.

Beijos e até a próxima! Me segue no insta, eu vou adorar! É @marciaemanumullerarq.

Continua após a publicidade
Publicidade