Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

A poderosa onça está de volta. Solte suas feras!

Saiba coordenar com moderação o animal print, estampa que não vai sair de moda tão cedo. Veja dicas para decorar

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 set 2021, 17h56 - Publicado em 21 set 2021, 17h56

Na antiguidade, era comum guardar partes do animal em casa.  Acreditavam que assim iriam atrair as características e personalidade dos animais: como a força e autoridade dos leões e a resistência e beleza dos tigres. Séculos se passaram e encontrar nas casas pele de animal nas paredes ou como tapetes fazia parte da decoração.

O termo animal print surgiu nos anos 50 e começou a ser usado nas passarelas por Dolce & Gabbana e Ralph Lauren. A estampa virou febre com seus traços sensuais e femininos. Todas queriam um vestido de onça! E com a tecnologia dos tempos modernos, ficou menos desumano e cruel reproduzir a estampa sem precisar matar o animal.

A imagem mostra uma modelo desfilando na passarela
Dolce & Gabbana e o seu tradicional vestido de oncinha (Pinterest/Reprodução)

Não demorou muito para que esse estilo chegasse à decoração de ambientes, e o tradicional desenho de oncinha virou almofada. E assim, o mundo animal invadiu as casas. Um estilo que promete não sair de moda tão cedo, funciona com dosagem certa em todos os ambientes e estilos de uma casa. Sabendo coordenar, não tem erro.

Com suas cores vibrantes o animal print se encaixa com perfeição e traz mais vida, charme e diversão para a decoração de tons neutros. A ideia é tornar a estampa de animal a protagonista daquele ambiente.

É fácil inserir essa estampa na decoração, basta ter ousadia.  Para uma composição mais leve, use nos detalhes, como mantas, almofadas e tapetes. Gosto da ideia de misturar almofadas de estampa animal com as de tons pastéis ou neutros esse mix fica perfeito.

Continua após a publicidade
A imagem mostra uma sala com sofa, mesa de centro e almofadas
Harmonização de elementos: introduzindo aos poucos o animal print na decoração (Pinterest/Reprodução)

Para uma composição mais ousada, invista na colocação de um papel de parede todo de animal print. Nesse caso, prefira em cômodos pequenos como lavabo ou hall de entrada, dessa forma fica elegante sem ficar exagerado.  Estofar poltronas, sofás e bancos fica interessante dentro de uma decoração de tons leves.

A imagem mostra um hall de entrada com papel de parede
Para os mais ousados: hall de entrada com papel de parede (Pinterest/Reprodução)
A imagem mostra uma sala com papel de parede e uma poltrona
Grandes estampas: animal print como papel de parede (Pinterest/Reprodução)

Essa estampa precisa ser usada com moderação. Seguir a dica de que menos é mais é valida nesse momento. Sua casa não pode virar um zoológico. Não aconselho a mistura de estampas no mesmo ambiente, como zebras, vacas e cobras. Além de cafona, pode ficar visualmente poluído e confuso.

Continua após a publicidade

O ambiente tendo uma base neutra como paredes brancas e piso de madeira, o animal print entra com harmonia. Os tons terrosos, que estão em alta nesse momento, também recebem a estampa com sofisticação. A decoração com esses elementos pode deixar o ambiente também aconchegante. Basta jogar uma iluminação indireta como abajures, luminárias de piso e pendentes. A iluminação de preferência amarela.

A imagem mostra um banheiro com banco de oncinha
Projeto de Marcia e Manu Müller: banquinho de onça levando charme para o banheiro (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Hoje, você encontra no mercado animal prints de vários temas, desde a tradicional zebra até insetos. Os desenhos estão cada vez mais criativos. A nova aposta da marca Gucci na linha décor foi o lançamento de papéis de parede com tema de animal print que virou hit de sucesso em terras brasileiras. O apaixonante papel de parede estampado com garças deixa qualquer ambiente divertido e charmoso.

A imagem mostra um banheiro com papel de parede
Lançamento da Gucci: papel de parede de animal print (Pinterest/Reprodução)

O animal print revela a personalidade do morador. As pessoas estão mais ousadas, mais soltas e criativas. Aposte nessa estampa você não vai se arrepender. Mas se você não está acostumado, vai aos poucos, sem pressa.

Continua após a publicidade

Beijos e até a próxima! Me segue no insta, eu vou adorar! É @marciaemanumullerarq.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.