Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Manu Müller Por Manu Müller, designer de interiores Novidades e tendências de decoração

Home office: o modelo de trabalho que virou hit de sucesso na pandemia

Dicas simples de como deixar seu ambiente de trabalho mais produtivo e você mais feliz

Por Manu_Müller Atualizado em 2 ago 2021, 19h50 - Publicado em 2 ago 2021, 18h52

Funcional, reservado e prático. É assim que o seu home office deve ser. Hoje, com a tecnologia, tem sido possível trabalhar sem a necessidade de deslocamento. A mesa, antes usada para refeição, virou cenário para reuniões on-line.

Trabalhar em casa é uma alternativa que vem com vários desafios, mas estar em um ambiente inspirador e confortável vai deixar a sua rotina de trabalho mais agradável e você mais feliz.

Essa adaptação à nova realidade foi fácil para alguns e difícil para muitos.  É um desafio manter o foco e a produtividade dentro de casa. Mas com um bom planejamento é possível criar um ambiente que não se torne uma distração durante o expediente.

Vamos às dicas e mão na massa!

O ideal é que seu home office esteja em um local com iluminação e ventilação natural. Isso é importantíssimo para a nossa saúde. Não é em todo apartamento que podemos contar com a iluminação natural, mas sempre que possível devemos explorar ao máximo essa luz.  Nada de trabalhar no escuro. Trabalhe com uma boa iluminação, isso deixa o ambiente com uma atmosfera mais gostosa e ainda ajuda na produtividade.

A imagem mostra um home office. Em primeiro plano uma estante com mesa e em segundo plano uma cadeira de trabalho.
Home Office Pinterest/Reprodução

Se você tem um ambiente na sua casa destinado ao home office, o foco da iluminação deve ser a mesa de trabalho. A luz deve estar posicionada em cima da mesa. Compre uma luminária bem moderna com lâmpada amarela. Nada de lâmpada branca. Está podendo gastar um pouco mais? Então invista em fitas de LED para sua marcenaria. Além de valorizar os objetos, você deixa o ambiente mais sofisticado.

Silencio é luxo!  É bom tentar estabelecer um limite para que a proximidade com a família não acabe se tornando um empecilho para sua perda de concentração. Importante que o home office tenha porta e, se a sua carteira permitir, invista em janelas acústicas. Tudo de bom! Barulho externo distrai muito e irrita aqueles que têm muita sensibilidade auditiva. E vamos combinar que é muito desagradável escutar a música do vizinho. Ninguém merece! O trabalho precisa fluir porque os boletos não param de chegar!

Priorize o conforto. Isso vai gerar mais estímulo para seu trabalho.  Invista em uma cadeira confortável.  O modelo é importante, mas o conforto é ainda mais. Não compre uma cadeira apenas porque achou bonita. Vale a pena comprar uma cadeira ergonômica e, de preferência, com encosto macio. Esse tipo de modelo de cadeira permite que você regule a altura para que a sua coluna fique ereta e seus braços bem apoiados.  Postura é tudo!

Continua após a publicidade

A mesa de trabalho pode ser de vários modelos. Você quem manda. Tem escrivaninha, móvel planejado, tampo com cavaletes… Escolha o modelo que mais combina com você.

Imagem mostra um home office. Em primeiro plano uma estante e em segundo plano uma mesa com uma cadeira.
Home Office Pinterest/Reprodução

Quanto às cores, há quem prefira cores neutras e outros um tom mais forte. Todas as cores são bem-vindas! Gosto de ousar nesse momento. Nada mal uma parede azul com um estofado colorido. Chique! Gosto também de um papel de parede imitando madeira, está super em alta.

A imagem mostra um pequeno home office com parede azul e em segundo plano uma cadeira com estofado amarelo
Ousando nas cores do home office Pinterest/Reprodução

Um toque especial poderia ser a colocação de uma lousa na parede. Com mil e uma maneiras de aplicar e com materiais diversos no mercado, como o laminado, adesivo, tinta, encontre o que mais combina com você  e com seu bolso. Além de deixar o ambiente mais descolado, o quadro negro fica super funcional para seu home office.

Tapete pode? Claro que sim! Gosto muito de deixar o ambiente aconchegante. O home office precisa ser acolhedor.

Imagem mostra um home office segundo plano e em primeiro plano uma mesa com uma cadeira
Home Office com uma pegada mais clássica Pinterest/Reprodução

Organização é tudo! Ter as coisas em ordem é fundamental para manter a concentração também. Para otimizar espaço, indico os organizadores para gavetas. Se você tem prateleiras, invista em caixas. Existe cada uma mais linda que a outra. Pastas e cadernos também podem ser colocados nas caixas. Uma dica de ouro. Se você gostar da ideia das caixas, você pode forrar elas de um tecido especial ou do mesmo tom da parede. Na sua mesa deixe apenas o essencial. Computador, caneta e nada mais! Sua mesa clean é mais chique. Não esqueça de esconder os fios. Fiação aparente não dá! E uma boa internet para facilitar a sua vida!

Até a próxima. Me segue no insta, vou adorar! @marciaemanumullerarq

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade