Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Manu Müller Por Manu Müller, designer de interiores Novidades e tendências de decoração

Baú: a história de uma peça rodeada de memória e funcionalidade; como usar

Antes usado para esconder segredos, tesouros e roupas, o artigo com seu design imutável viajou no tempo e hoje bomba na decoração dos moderninhos

Por Manu_Müller Atualizado em 18 ago 2021, 12h55 - Publicado em 18 ago 2021, 12h54

O baú é uma das formas mais antigas de mobiliário que conhecemos. Foi a primeira peça imprescindível de uma casa. Sempre esteve associado, em nosso imaginário, ao mundo pirata e a grandes tesouros escondidos. Na Idade Média, os baús eram usados ​​como bancos, enquanto os mais altos eram adotados ​​como mesas para escrita. Catarina, a incrível rainha da Rússia, contava em seus diários dos baús de tecido que ela ganhava como presente de casamento. Admirava tanto que descreve em suas memórias essas peças com detalhe.

Em 1837, as bagagens eram manuseadas de forma mais rude nas viagens de trens, barcos e carruagens. Viajantes solicitavam uma maneira de carregar seus pertences sem danificá-los. Com 16 anos, o jovem Louis Vuitton chegou em Paris e em 1854 fez seu primeiro baú, considerado nos tempos de hoje uma relíquia.

A imagem mostra um baú da marca Louis Vuitton
Baú Louis Vuitton Pinterest/Reprodução

Monsieur Louis Vuitton não imaginava que no futuro seus trunks pudessem se tornar elementos aclamados de decoração. Os baús ganharam uma nova proposta de uso e possuem a missão de dar requinte e muita personalidade com a decoração vinda do passado, equilibrando o contemporâneo e o vintage. O mix do clássico e do moderno.

Esse tipo de elemento pode ser usado em qualquer cômodo da sua casa. Desde o quarto até o hall de entrada. No mercado você encontra baús de diferentes tamanhos, cores e modelos. Escolha o que mais combina com você e com a sua casa. O mais legal é que não existe regra. Entretanto, acho o mais antigo o mais bacana. Essa pegada vintage fica bem mais cool. Está de bobeira em casa? Então vai garimpar peças antigas nos antiquários. Tenho certeza que você vai encontrar cada baú mais lindo que o outro e, o melhor, com uma história para contar.

Essa elemento cai como uma luva na ideia de ser uma peça também multifuncional. Os espaços andam cada vez mais reduzidos. Por isso, abuse do uso do baú. Ele acaba sendo uma ótima pedida para liberar espaço, fica ótimo como aparador, mesa de centro, mesa lateral, de cabeceira, embaixo de aparadores altos, das pias e nos pés das camas.

A imagem mostra um quarto com o baú ao lado da cama
Baú como mesinha de cabeceira. Pinterest/Reprodução
A imagem mostra um baú ao lado da cama.
Baú ao lado da cama Pinterest/Reprodução
A imagem mostra uma sala com mesas, cadeias e um baú
Baú na decoração da sua casa Pinterest/Reprodução
A imagem mostra uma sala com sofá e um báu como centro de mesa
Baú como centro de mesa Pinterest/Reprodução

Nos banheiros, você pode guardar toalhas, roupas sujas e nos quartos lençóis e cobertores. Nada mal! Na hora de decorar seu baú indico poucos e bons objetos. Livros, uma luminária de mesa e (quem sabe?) um vaso de planta. Ou então simplesmente nada!

Imagem mostra um baú da marca Louis Vuitton
Baú Louis Vuitton Pinterest/Reprodução

Não tenha medo de combiná-lo com o restante dos seus objetos e móveis! Ele se encaixa bem em qualquer situação. Se você tem um baú antigo, pense bem antes de querer se desfazer, ele está sempre atual.

Me segue no insta. Vou adorar! @marciaemanumullerarq

Continua após a publicidade
Publicidade