Imagem Blog

Manoel Carlos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog do novelista Manoel Carlos
Continua após publicidade

Antologia de Finados

Encontro numa pasta aparentemente esquecida no fundo de uma gaveta alguns recortes de jornais e anotações minhas também, como temas de futuras crônicas para este espaço. De uma entrevista de Wood Allen — Você acha que as pessoas têm a impressão correta de quem você realmente é? — Não. Acham que sou um recluso, uma […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h19 - Publicado em 5 nov 2016, 00h00

Léo Martins

Encontro numa pasta aparentemente esquecida no fundo de uma gaveta alguns recortes de jornais e anotações minhas também, como temas de futuras crônicas para este espaço.

De uma entrevista de Wood Allen

— Você acha que as pessoas têm a impressão correta de quem você realmente é?

— Não. Acham que sou um recluso, uma pessoa temível que tem hábitos excêntricos e criativos. Nada poderia estar mais distante da verdade. Levo uma vida de classe média com minha família. Fazer cinema não é minha prioridade.

Continua após a publicidade

— Mas você é conhecido como intelectual.

— Mas não sou. Não leio muito e não me interesso por livros complicados. Não li livro nenhum até os 18 anos, e então, quando o fiz, foi com o único intuito de impressionar garotas.

— Mas você é neurótico?

— Sou um pouco claustrofóbico e agorafóbico. Sou um pouco depressivo e pessimista. Tenho medo de elevadores e aviões. Até os 40, mais ou menos, dormia de luz acesa. E fiz terapia durante 24 anos.

Continua após a publicidade

Do meu caderninho de notas

Não diga as últimas palavras. Não se despeça para sempre. Jamais prometa: “Não quero te ver nunca mais na minha frente”. Melhor que diga: “Tudo bem, acabou, mas quem é que sabe do dia de amanhã?”. Também vale dizer: “A gente se vê por aí”.

Alzheimer

Esquecer para poder lembrar. Não gosto de esquecer, a não ser de propósito, para poder lembrar. Sabem aquele restinho de pudim de leite que ficou da sobremesa do jantar? Foi esquecido e ninguém tocou nele. Ou não terá sido esquecido e deixado ali para a gula dos tímidos?

Continua após a publicidade

— Não — discorda minha mulher. — Nem uma coisa, nem outra. Isso foi só o acaso.

O avesso da glória

1) Agustín Lara, compositor mexicano de grande popularidade e prestígio, foi considerado um dos homens mais feios de sua época e, ao mesmo tempo, o mais invejado, já que foi marido da atriz Maria Felix, considerada a mulher mais bela do mundo — o mundo em que se viveu na primeira metade do século XX. Formavam a dupla A Bela e a Fera. O nome inteiro do compositor mexicano: Ángel Agustín María Carlos Fausto Mariano Alfonso Rojas Canela del Sagrado Corazón de Jesús Lara y Aguirre del Pino.

2) Ao contrário de Agustín Lara, o ator francês Alain Delon foi considerado o homem mais bonito e sedutor do mundo. Numa entrevista ao Paris Match, disse que perdeu a paixão pelo mundo que o rodeia, mas tenta desfrutar ao máximo os filhos e netos, para não morrer sozinho.

Continua após a publicidade

Do poeta Julio Cesar da Silva

Se ele do amor passou além da idade,

não trates esse amor para que vice:

tu vais subindo pela mocidade

Continua após a publicidade

e ele descendo vai pela velhice.

De ti bem sei que receias,

que a cada passo me dizes:

há certas horas felizes

em que são belas as feias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.