E você, o que faz para transformar o mundo?

Em um cenário de mudanças constantes, uma ferramenta parece ser a alternativa viável para transformar pessoas e negócios: Inovação.

Inovar para transformar

O historiador Benoît Godin, responsável por uma extensa pesquisa sobre o tema da inovação, identificou os primeiros usos da palavra lá no início do século XIII, quando seu sentido era completamente diferente de qualquer ideia de criação. A trajetória dessa buzzword é muito longa e cheia de curvas, mas por algum acaso nunca chegou completamente esclarecida nos ouvidos do meu avô.

Outro dia fui tomar um café com ele e, então, como de costume, me perguntou o que eu andava fazendo da vida. Respondi todo orgulhoso que trabalho em uma plataforma de inovação chamada Laje. O retorno dele foi com uma pergunta:

– Como assim inovação? O que você quer dizer com inovação?

Eis aqui o que respondi a ele e que vale como nosso manifesto de inovacão na Laje:

– Vô, inovação é como a terceira via de uma encruzilhada: um caminho que ninguém tinha visto, mas que estava ali o tempo todo. Daqueles caminhos que te salvam. A inovação é um método. A inovação define nossa sobrevivência.

Pode parecer super estranho falar de necessidade de sobrevivência num mundo em que a longevidade é tratada como perigo. O fato é: desde sempre vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, um mundo em que a única constante é a mudança e os desafios da humanidade se mostram cada vez maiores.

Como ser a diferença em um cenário como esse?

Inovar. Inovar de forma incremental quando for preciso se adaptar ou de forma radical quando for preciso ser disruptivo. Pessoas, empresas, governos, instituições públicas, todos somos convidados a olhar para essa realidade líquida, essa materialidade que se desmancha no ar e, então, tomar a decisão: reclamar ou fazer algo a respeito.

Nós da Laje sempre escolhemos fazer algo a respeito, seja atuando em cocriação com empresas e pessoas, seja veiculando conhecimento com aplicabilidade e impacto. Escolhemos fazer algo a respeito, pois acreditamos que a inteligência é uma força e que ela deve agir para maximizar alternativas de futuro. É por isso que nos chamamos Laje, pois trabalhamos para ser base presente para um futuro de transformação, crescimento, sustentabilidade e felicidade.

E você, o que anda escolhendo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s