Imagem Blog

Laje Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gustavo Brito
Uma plataforma de inovação com ideias para inspirar, aplicar e transformar
Continua após publicidade

E você, o que faz para transformar o mundo?

Em um cenário de mudanças constantes, uma ferramenta parece ser a alternativa viável para transformar pessoas e negócios: Inovação.

Por Gustavo Brito
Atualizado em 15 ago 2017, 17h52 - Publicado em 15 ago 2017, 17h49

Inovar para transformar

O historiador Benoît Godin, responsável por uma extensa pesquisa sobre o tema da inovação, identificou os primeiros usos da palavra lá no início do século XIII, quando seu sentido era completamente diferente de qualquer ideia de criação. A trajetória dessa buzzword é muito longa e cheia de curvas, mas por algum acaso nunca chegou completamente esclarecida nos ouvidos do meu avô.

Outro dia fui tomar um café com ele e, então, como de costume, me perguntou o que eu andava fazendo da vida. Respondi todo orgulhoso que trabalho em uma plataforma de inovação chamada Laje. O retorno dele foi com uma pergunta:

– Como assim inovação? O que você quer dizer com inovação?

Continua após a publicidade

Eis aqui o que respondi a ele e que vale como nosso manifesto de inovacão na Laje:

– Vô, inovação é como a terceira via de uma encruzilhada: um caminho que ninguém tinha visto, mas que estava ali o tempo todo. Daqueles caminhos que te salvam. A inovação é um método. A inovação define nossa sobrevivência.

Pode parecer super estranho falar de necessidade de sobrevivência num mundo em que a longevidade é tratada como perigo. O fato é: desde sempre vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, um mundo em que a única constante é a mudança e os desafios da humanidade se mostram cada vez maiores.

Continua após a publicidade

Como ser a diferença em um cenário como esse?

Inovar. Inovar de forma incremental quando for preciso se adaptar ou de forma radical quando for preciso ser disruptivo. Pessoas, empresas, governos, instituições públicas, todos somos convidados a olhar para essa realidade líquida, essa materialidade que se desmancha no ar e, então, tomar a decisão: reclamar ou fazer algo a respeito.

Nós da Laje sempre escolhemos fazer algo a respeito, seja atuando em cocriação com empresas e pessoas, seja veiculando conhecimento com aplicabilidade e impacto. Escolhemos fazer algo a respeito, pois acreditamos que a inteligência é uma força e que ela deve agir para maximizar alternativas de futuro. É por isso que nos chamamos Laje, pois trabalhamos para ser base presente para um futuro de transformação, crescimento, sustentabilidade e felicidade.

Continua após a publicidade

E você, o que anda escolhendo?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.