Imagem Blog

Julia Golldenzon Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Julia Golldenzon, estilista carioca
Continua após publicidade

Verão 2022: 8 tendências para ficar de olho

Semanas de moda de Paris e Milão mostram o que vamos vestir na próxima estação

Por Julia Golldenzon Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 out 2021, 16h07 - Publicado em 8 out 2021, 16h01

A temporada de verão 2022 nas passarelas internacionais chegou ao fim e marcou a grande volta dos desfiles presenciais – foram quase 40 apresentações ao vivo só na Semana de Moda de Paris. Teve de um tudo: grandes estrelas dos anos 90 na Balmain, família Simpson na Balenciaga e modelos batendo o cabelo ao estilo anos 90 enquanto caminhavam na Chanel. A sensação ao ver as coleções foi a de que o desfile, que andava sendo tão questionado na última década, continua sendo o melhor formato para apresentar as novidades da estação. Vamos às principais tendências?

1. Cintura baixa está em alta: Os anos 90 voltam com tudo em várias coleções, o que marca o retorno da cintura-baixa depois de alguns anos de reinado do cós alto. Modelos com o umbigo de fora apareceram em vários desfiles, com na Versace, Miu Miu e Chanel.

2. Minissaia para qualquer hora: Ela andava bastante sumida, mas com os anos 90 inspirando vários estilistas, a peça volta a reinar no próximo verão. O cumprimento é bem curtinho mesmo, no estilo um palmo de saia, como vimos nos desfiles da Prada, Dolce & Gabbana e Saint Laurent, seja em looks mais casuais ou nos de festa, como o vestido bordado desfilado por Carla Bruni – e outras tops dos anos 90 – na Balmain.

3. Corpo à mostra com naked dress: Vestidos totalmente transparentes e brilhantes já estão sendo chamados de “novo sexy”. Conhecidos como naked dress (“vestido nu”), nesta temporada eles ganham a versão com treliça de brilhos (que lembram rede de pescador) sobreposto apenas a uma calcinha ou a hot pants, com os seios à mostra – o que não deve pegar fora das passarelas.

4. Cabelos coloridos: Para quem acha que cabelos coloridos são só para adolescentes e moderninhos, esta temporada confirmou que a moda pegou de vez. O rosa e o azul são as cores mais quentes, como se diz, porque caem bem em vários tons de fios e contrasta bem com muitos tons de pele.

Continua após a publicidade

5. Moda dopamina na cartela de cores: Inspirando otimismo e alegria, boa parte das marcas apostou numa cartela de cores vibrante para o verão 2022, com muito pink, amarelos, laranjas e roxos. As marcas confirmam o que já vinha sendo apresentado nas últimas coleções para o pós-pandemia, que é a chamada moda dopamina que traduz o desejo das pessoas de deixar de lado as roupas discretas e confortáveis usadas no isolamento social para resgatar a exuberância e o gosto de vestir seus looks no melhor estilo “cheguei, chegando”.

6. Diversão é solução sim: Marge Simpson estrelando um desfile da Balenciaga deu o tom de bom humor à temporada. A animação que levou os Simpsons à Semana de Moda de Paris para comemorar o aniversário de Marge foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e traduziu também uma tendência que é voltar a sonhar com moda e se divertir com isso.

7. Recorte assimétrico é o novo decote: Peças inteiras que deixam parte da cintura, do colo e/ou das pernas à mostra são a proposta de novo sexy, com vestidos “para matar” com recortes assimétricos, como os que foram desfilados na Balmain e na Valentino.

8. Top super cropped: Muito se falou em cropped nos últimos anos, aquela blusa mais curtinha que deixa um pedacinho da barriga de fora. Mas nesta temporada a peça diminui ainda mais. Digamos que está mais para bustiê do que para top cropped. Algumas chegam a lembrar parte de cima de biquíni, bem a cara do verão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.