Imagem Blog

Julia Golldenzon Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Julia Golldenzon, estilista carioca
Continua após publicidade

Soy loco por ti, America

Sem sair do Brasil, estilistas buscam em objetos e lembranças de viagens pela América Latina a inspiração para as novas coleções

Por Julia Golldenzon
Atualizado em 10 dez 2020, 14h13 - Publicado em 14 out 2020, 15h32

O confinamento criou no mundo um desejo de viajar sem sair do lugar. Não se trata de escapismo, por que isso seria uma proposta de fuga da realidade – o que não é lá muito possível num momento como este. Mas, sim, da valorização de uma liberdade de sair por aí, que passou a ser muito limitada com a pandemia do coronavírus. Observando este comportamento, estilistas do mundo inteiro começaram a criar as novas coleções em home office. Foi então que cada cantinho de casa ganhou lente de aumento. 

Objetos trazidos de viagens, caixinhas em marchetaria, mantas peruanas, capas de almofadas bordadas à mão, livros de fotografia e arte. A inspiração de muitos estilistas veio de cantinhos das própria casa para os quais não olhávamos talvez com atenção na correria do dia a dia. A quarentena nos tirou dos ateliês e das viagens de pesquisa e nos obrigou a encontrar criatividade no home office. Observando objetos que comprei em viagens pela América latina, passei a gostar ainda mais das compras feitas mundo afora, que às vezes dão tanto trabalho para trazer, e transformei muitas delas em roupas da minha coleção de verão.

O olhar ampliado para estas lembranças de andanças por países como Peru e México me levou a garimpar tecidos e criar peças, bordados e modelagens a partir das cores e formas latinas e da memória de sentir o vento no rosto, o cheiro de temperos diferentes e os sons dos lugares mais incríveis que visitei. O resultado foi uma moda étnica para o verão 2021 com tecidos únicos confeccionados artesanalmente, tapeçaria e bordados feitos à mão e inspirados em artesãs locais.

Também inspirada na América do Sul, a estilista Cris Barros lançou uma coleção étnica com referências às memórias e vivências das viagens mais marcantes de sua própria equipe pelo continente. Cores vibrantes do México, bordados manuais em vestidos, tops e bolsas celebram técnicas de artesanato milenares. Dividida em seis coleções cápsulas, batizadas com nomes em espanhol, como Corazón Latino e Los Colores del Maíz, a nova temporada da marca explora diferentes países e culturas latino-americanas. 

Sem sair do lugar, a estilista Renata Simões, da Sacada, resgatou memórias, objetos e fotos de uma viagem que ela fez antes da pandemia para Galápagos, um lugar que para ela foi muito marcante como uma fonte de mistério, conhecimento científico e exuberância da natureza. Na coleção, cores da fauna marinha, múltiplos tons de azul e estampas inspiradas em animais endêmicos da região.

Continua após a publicidade

Na Blue Man, a coleção Somos Todos Latinos também traz referências étnicas de países da América do Sul, garimpados de viagens da estilista Renata Americano, head de criação da marca,  e da diretora de estilo, Sharon Azulay. A peças trazem mix de estampas de frutas e geométricas, entre outras, numa cartela de cores vibrantes e com fundo quente e texturas da natureza. “Sabe esse orgulho de ser latino e ter o sangue caliente correndo nas veias e dessa mistura maravilhosa de povos, cores, ritmos e sabores? Essa coleção foi pensada a partir do legado cultural, a diversidade, as riquezas naturais e a alegria de viver mesmo em momentos tão desafiadores”, conta Renata.

Essas viagens criativas sem sair do lugar propõem para o verão 2021 uma moda étnica inspirada na América Latina, com cores quentes, padronagens marcantes e formas mais soltas e afastadas do corpo. Se ainda não podemos viajar com a liberdade de que tanto gostamos, que seja para colorir um pouco o dia-a-dia com os looks de verão.

Julia Golldenzon é estilista especializada em festas e noivas. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, ela trabalhou em marcas como Farm e La Estampa e, desde 2013, tem um ateliê no Leblon, que leva seu nome.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.