Imagem Blog

Julia Golldenzon Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Julia Golldenzon, estilista carioca
Continua após publicidade

10 documentários de moda para assistir na quarentena

Uma lista de filmes para entreter e aprender

Por Julia Golldenzon
Atualizado em 9 jun 2020, 11h37 - Publicado em 25 Maio 2020, 23h35

Para os apaixonados por moda, a quarentena é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o percurso de grandes estilistas, o processo criativo de uma coleção e até mesmo os bastidores do jornalismo de moda. Há uma série de documentários que valem a pena assistir ou mesmo rever nos canais de streaming. Segue a minha lista com 10 sugestões:

1. Franca: Chaos and Creation – O filme mostra o universo da editora Franca Sozzani, que comandou por 28 anos a revista Vogue Italia, considerada uma das mais criativas do mundo. Dirigido pelo cineasta Francesco Carrozzini, filho de Franca, o documentário retrata a vida de uma das maiores jornalistas de moda do mundo, que faleceu em 2016. Onde assistir: Netflix

2. Jeremy Scott: The People’s designer – Considerado um dos designers mais irreverentes da cultura pop, Jeremy Scott foi o responsável por dar cara nova à grife Moschino, da qual é diretor criativo. O documentário, que narra sua jornada desde a infância humilde na zona rural dos Estados Unidos até se tornar um dos principais estilistas do mundo, é dirigido por Vlad Yudin, que assina também outro ótimo documentário de moda, “Valentino: O último imperador”. Onde assistir: Netflix.

3. Casablancas: O Homem que amava as mulheres – Biografia que conta a história da ascensão e sucesso de John Casablancas (1942-2013), fundador da agência de modelos Elite, que descobriu talentos como Gisele Bündchen, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Naomi Campbell, e é considerado o inventor das supermodelos. O documentário é dirigido por Hubert Woroniecki, que trabalhou com Casablancas e teve acesso aos arquivos do empresário. Onde assistir: Netflix.

4. Abstract: The art of design – A série, que apresenta grandes designers do mundo, traz um episódio sobre figurino, protagonizado por Ruth Carter, colaboradora do cineasta Spike Lee e vencedora do Oscar pelo figurino afrofuturista do filme “Pantera Negra”. Onde assistir: Netflix.

Continua após a publicidade

5. Maddman: The Steve Madden story – A ascensão fulgurante, a queda midiática e o retorno inesperado do polêmico designer de calçados, por trás de um império bilionário e seu retorno após um escândalo financeiro. O documentário é narrado pelo próprio Steve Madden. Onde assistir: Netflix

6. McQueen – Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, o documentário conta a história de Alexander McQueen, um dos mais revolucionários estilistas do final do século XX, e mostra como um garoto da classe trabalhadora do extremo leste de Londres se tornou um visionário mestre da moda. O filme mostra também suas criações mais icônicas, como a coleção de verão 1999, quando dois robôs pintaram um vestido de uma modelo em plena passarela. Onde assistir: Amazon Prime Video e Youtube.

6. Dior and I – Um retrato comovente do designer belga Raf Simons, no período em que ele foi o diretor criativo da Dior. O filme mostra suas primeiras oito semanas no cargo. Onde assistir: Amazon Prime ou Youtube.

7. The September Issue – Este ainda é um dos principais documentários sobre o poder do jornalismo de moda na indústria, antes do surgimento das influenciadoras digitais. Retrata a rotina de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, em torno da produção da principal e maior edição do ano, a de setembro. Em cena, bastidores com grandes nomes da moda, como o fotógrafo Mario Testino. Onde assistir: Amazon Prime ou Youtube.

Continua após a publicidade

8. The First Monday in May – Por conta da pandemia, não pudemos acompanhar um dos tapetes vermelhos mais criativos do mundo, o do Baile do MET, que anualmente inaugura uma exposição de moda, promovida pela Vogue em parceria com o Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O documentário mostra a organização de uma das exposições e do baile, descrito como “a versão fashion do Super Bowl”. Onde assistir: Amazon Prime Video ou Youtube.

9. Diana Vreeland: The eyes has to travel – Uma das editoras de moda mais fascinantes do mundo, Diana Vreeland já teve sua vida e obra reunidas em diversos livros. Neste documentário, após mais de 20 anos de sua morte, conhecemos também, além das icônicas imagens que ela criou, suas vulnerabilidades e inseguranças. Onde assistir: Youtube.

10. Valentino: O último Imperador – Um olhar íntimo sobre o universo do estilista italiano Valentino Garavani, mostrando sua vida e obra. Ao lado do companheiro de longa data, Giancarlo Giammetti, Valentino se prepara para o desfile em que comemora 45 anos de carreira. Onde Assistir: Youtube.

Julia Golldenzon é estilista especializada em festas e noivas. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, ela trabalhou em marcas como Farm e La Estampa e, desde 2013, tem um ateliê no Leblon, que leva seu nome.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.