Clique e assine por apenas 4,90/mês
Julia Golldenzon Por Julia Golldenzon, estilista carioca

10 documentários de moda para assistir na quarentena

Uma lista de filmes para entreter e aprender

Por Julia Golldenzon - Atualizado em 9 jun 2020, 11h37 - Publicado em 25 Maio 2020, 23h35

Para os apaixonados por moda, a quarentena é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o percurso de grandes estilistas, o processo criativo de uma coleção e até mesmo os bastidores do jornalismo de moda. Há uma série de documentários que valem a pena assistir ou mesmo rever nos canais de streaming. Segue a minha lista com 10 sugestões:

1. Franca: Chaos and Creation – O filme mostra o universo da editora Franca Sozzani, que comandou por 28 anos a revista Vogue Italia, considerada uma das mais criativas do mundo. Dirigido pelo cineasta Francesco Carrozzini, filho de Franca, o documentário retrata a vida de uma das maiores jornalistas de moda do mundo, que faleceu em 2016. Onde assistir: Netflix

2. Jeremy Scott: The People’s designer – Considerado um dos designers mais irreverentes da cultura pop, Jeremy Scott foi o responsável por dar cara nova à grife Moschino, da qual é diretor criativo. O documentário, que narra sua jornada desde a infância humilde na zona rural dos Estados Unidos até se tornar um dos principais estilistas do mundo, é dirigido por Vlad Yudin, que assina também outro ótimo documentário de moda, “Valentino: O último imperador”. Onde assistir: Netflix.

3. Casablancas: O Homem que amava as mulheres – Biografia que conta a história da ascensão e sucesso de John Casablancas (1942-2013), fundador da agência de modelos Elite, que descobriu talentos como Gisele Bündchen, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Naomi Campbell, e é considerado o inventor das supermodelos. O documentário é dirigido por Hubert Woroniecki, que trabalhou com Casablancas e teve acesso aos arquivos do empresário. Onde assistir: Netflix.

Continua após a publicidade

4. Abstract: The art of design – A série, que apresenta grandes designers do mundo, traz um episódio sobre figurino, protagonizado por Ruth Carter, colaboradora do cineasta Spike Lee e vencedora do Oscar pelo figurino afrofuturista do filme “Pantera Negra”. Onde assistir: Netflix.

5. Maddman: The Steve Madden story – A ascensão fulgurante, a queda midiática e o retorno inesperado do polêmico designer de calçados, por trás de um império bilionário e seu retorno após um escândalo financeiro. O documentário é narrado pelo próprio Steve Madden. Onde assistir: Netflix

6. McQueen – Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, o documentário conta a história de Alexander McQueen, um dos mais revolucionários estilistas do final do século XX, e mostra como um garoto da classe trabalhadora do extremo leste de Londres se tornou um visionário mestre da moda. O filme mostra também suas criações mais icônicas, como a coleção de verão 1999, quando dois robôs pintaram um vestido de uma modelo em plena passarela. Onde assistir: Amazon Prime Video e Youtube.

6. Dior and I – Um retrato comovente do designer belga Raf Simons, no período em que ele foi o diretor criativo da Dior. O filme mostra suas primeiras oito semanas no cargo. Onde assistir: Amazon Prime ou Youtube.

Continua após a publicidade

7. The September Issue – Este ainda é um dos principais documentários sobre o poder do jornalismo de moda na indústria, antes do surgimento das influenciadoras digitais. Retrata a rotina de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, em torno da produção da principal e maior edição do ano, a de setembro. Em cena, bastidores com grandes nomes da moda, como o fotógrafo Mario Testino. Onde assistir: Amazon Prime ou Youtube.

8. The First Monday in May – Por conta da pandemia, não pudemos acompanhar um dos tapetes vermelhos mais criativos do mundo, o do Baile do MET, que anualmente inaugura uma exposição de moda, promovida pela Vogue em parceria com o Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O documentário mostra a organização de uma das exposições e do baile, descrito como “a versão fashion do Super Bowl”. Onde assistir: Amazon Prime Video ou Youtube.

9. Diana Vreeland: The eyes has to travel – Uma das editoras de moda mais fascinantes do mundo, Diana Vreeland já teve sua vida e obra reunidas em diversos livros. Neste documentário, após mais de 20 anos de sua morte, conhecemos também, além das icônicas imagens que ela criou, suas vulnerabilidades e inseguranças. Onde assistir: Youtube.

10. Valentino: O último Imperador – Um olhar íntimo sobre o universo do estilista italiano Valentino Garavani, mostrando sua vida e obra. Ao lado do companheiro de longa data, Giancarlo Giammetti, Valentino se prepara para o desfile em que comemora 45 anos de carreira. Onde Assistir: Youtube.

Continua após a publicidade

Julia Golldenzon é estilista especializada em festas e noivas. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, ela trabalhou em marcas como Farm e La Estampa e, desde 2013, tem um ateliê no Leblon, que leva seu nome.

 

Publicidade