Clique e assine com até 65% de desconto
Juju na Trip Por Blog Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!

Férias em Noronha

Águas cristalinas, golfinhos, tartarugas, natureza, paisagens provocadoras. Se você está em busca de uma ilha tropical, a resposta é Fernando de Noronha.

Por Blog Juju na Trip Atualizado em 21 ago 2020, 00h44 - Publicado em 22 mar 2016, 22h11

noronha juju na trip veja rio

Águas azuis cristalinas, golfinhos, tartarugas, natureza, paisagens provocadoras. Se você está em busca de uma ilha tropical para passar os próximos feriados com a família, e que não exija câmbio de moeda, a resposta é Fernando de Noronha. O destino dos surfistas, casais, mergulhadores é também um lugar para família completamente kidsfriendly.

Localizada no meio do Oceano Atlântico, Fernando de Noronha é considerado um dos melhores lugares para mergulho do mundo. Os instrutores da Noronha Divers  explicam que isso ocorre por diversos motivos: o ambiente protegido faz com o que ecossistema seja riquíssimo, e com que os animais não tenham medo de se aproximar dos homens. Além disso, Noronha é uma base de migração entre continentes, o que significa um sem fim de espécies passando por lá para se reproduzir e alimentar. Então que tal aproveitar e interagir com toda essa fauna marinha?

As possibilidades para explorar o mar são várias: snorkel, cilindro (crianças a partir de 10 anos já podem fazer o mergulho de batismo) ou o planasub. E em todas elas você vai avistar tartarugas, raias, peixes e, dependendo da época e da sua sorte, baleias.

noronha-divers-mergulho-tartaruga-tubarao4

planasubnoronha3peixes sanchoraia no sancho

Para quem gosta de caminhadas, a ilha também oferece trilhas como as que levam para a Piscina do Atalaia e para o Fortinho. A primeira é uma piscina natural que funciona como berçário natural para espécies marinhas, e que pode ser visitada todos os dias na maré baixa, embora por um número limitado de pessoas. Já o Fortinho tem uma das vistas mais lindas do pôr-do-sol em Noronha. Ambas as trilhas são curtas, então pode pegar a criançada e meter o pé!

ATALAIA3

Continua após a publicidade

E que praias visitar em Noronha? A resposta é simples: todas! E mesmo com poucos dias isso é possível. A dica aqui é fazer o Ilha Tour, um passeio de um dia inteiro que passa por todas elas. Depois, é só escolher as suas preferidas e voltar com calma. Sancho e Baía dos Porcos são especiais. No Sueste, é fácil avistar tubarões. Na Conceição e Praia do Meio, a vista do Morro do Pico é uma moldura e tanto, e o mar é geralmente calmo independente da época do ano. E a Praia do Cachorro é a única com estrutura de barraca, e com um piscina entre as pedras, batizada de Buraco do Galego.

NORONHA juju na praia do cachorro-2 noronha conceicaosancho vista

Ir a Noronha e não conhecer as atividades do Ibama é sair com a viagem incompleta. Isso porque, além das palestras super interessantes que acontecem todos os dias na sede do projeto Tamar, é possível (e divertido) acompanhar os biólogos em campo. Ver a desova e o monitoramento das tartarugas, ou observar golfinhos, estão entre as atividades. Um programão para todo mundo.

Também surgiu na ilha um roteiro gastrônomico bem legal. A mesa da Ana é uma graça, com uma pequena e única mesa coletiva bem intimista, comida super elaborada, vinhos e luz de vela. O Bistrô da Cacimba também é bacana, com pufes e varandão no centrinho histórico da ilha. O Beijupirá também tem endereço na ilha, com seus pratos que misturam peixes, frutos do mar e frutas.

Quantos tempo ficar: pelo menos 4 dias.

Linhas aéreas: Gol e Smiles, sempre com escala em Natal ou Recife.

Taxas: Para entrar no Parque Marinho (Parnamar) – que inclui as praias do Sancho, Leão e Atalaia, a Baía Sueste, ilhas Gineta, Rasa e do Meio – é necessário pagar um ingresso que custa R$ 75,00 para brasileiros e R$ 150,00 para estrangeiros. Este ingresso, válido por 10 dias, dá ao visitante o direito de acessar todas as áreas do Parque Nacional. Também é preciso pagar as Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para entrar na ilha. Ela varia de acordo com os dias de estadia. Consulte aqui para saber mais

Onde ficar: Beijupirá Lodge Noronha . Aqui nesse link do Booking há outras opções.

E PARA QUEM quer saber como a gente fica sempre online durante as nossas viagens, aqui vai a dica: a gente usa o chip do Easy Sim4u, que tem cobertura em mais de 140 países e internet ilimitada.

Continua após a publicidade
Publicidade