Imagem Blog

Ike Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Ike Cruz, empresário artístico
Continua após publicidade

Redes sociais dispersam talentos promissores

Grande parte da nova geração está invertendo prioridades essenciais e apostando mais nos posts do que investindo na própria carreira

Por Ike Cruz
12 mar 2020, 16h45

– Me falaram que o ideal é postar entre 19h e 21h pois é o período com maior alcance e visibilidade! 

Ainda me ajeitava na cadeira para uma reunião sobre a carreira de uma nova atriz, quando ela disparou essa frase. 

A reação que me ocorreu num primeiro momento foi perguntar, mas você já fez o quê?  Filmou onde ? Tomou cafezinho no SET com quem ? 

A pessoa está tão verde quanto crua, engatinhando na carreira, mas o que a preocupa mesmo é o horário ideal para um post? Juro que tem vezes que acho que acordei morando em Marte.

Muitos aspirantes a uma carreira de sucesso, esperam uma chance na TV ou no cinema.  Mas são raros os que dedicam tempo a se preparar para isso. Apostam nos milagres do acaso.

Por outro lado, são vistos no dia a dia, de forma implacável, nas timelines da vida digital. Haja conteúdo, narcisismo e tamanha criatividade, não ?  

Continua após a publicidade

E o que dizer daquele ator que leva o celular pra dentro estúdio apenas pra acessar o Instagram ? 

Com o desenvolvimento das redes sociais em todos os setores, observo apreensivo, a atenção e o espaço desmedido que elas vêm obtendo de artistas, atletas e diversos profissionais. Especialmente os mais jovens, vitimas mais vulneráveis desse universo.

Ao contrário do que o público imagina, a grande maioria dos atores não ganha rios de dinheiro, sobretudo nos dias de hoje, quando os gordos e longos contratos da TV se tornaram raridade. 

Aliás, não sei como alguém ainda se surpreende quando lê que um ex-ídolo da TV está trabalhando na UBER, vendendo quentinha ou combo de salgado com Guaravita. Ser ou ter sido publicamente conhecido numa determinada fase da vida não é sinônimo de riqueza e muito menos de independência financeira. 

Poderia citar dezenas de artistas que um dia foram famosos e sumiram do mapa da mesma forma como surgiram. Justamente por acreditarem apenas no aqui e agora. 

Continua após a publicidade

Glória Perez certa vez me disse que o mal do jovem ator é acreditar que ele próprio é o motivo genuíno do sucesso, quando na verdade é a personagem e a forma como o ator a desempenha que de fato arrebatam o público. 

Sem as boas remunerações e com a publicidade tradicional abalada, as redes sociais passaram a ser o meio para gerar uma receita adicional (no caso de algumas influenciadoras, o próprio sustento). Até aí nada demais, o momento é oportuno e sabendo tirar proveito, tudo certo . 

Nesse início de carreira, como a grana ainda não supre as aspirações megalômanas e a pressa das conquistas parece uma epidemia (olha aí as redes sociais atuando…), os posts, os números de seguidores e de likes se tornam o sopro de esperança para aquele carro zero ou um apezinho transado, uma vez que grande parte dos anúncios migraram para as redes sociais.

Aí surge o dilema. 

O jovem deve se concentrar nos estudos e na preparação artística ou tentar gerar posts para atrair marcas, seguidores e empresas? Parece óbvio mas na prática não é. 

Continua após a publicidade

O que deixa tudo isso ainda mais delicado é que normalmente o próprio artista é que fica incumbido de gerar o seu conteúdo. O que isso significa ?

Bom, supondo que cada pessoa tivesse acesso irrestrito a substancias farmacêuticas e que fosse permitido que cada um criasse o seu próprio remédio se automedicando, o que acham que aconteceria ? Pois é… a internet fez isso e as redes sociais estão expondo as consequências. 

Talvez o leitor ache antiquado, mas fui criado com uma educação baseada em prioridades, consistência e realização. 

Mesmo agora, anos depois e com toda minha experiência profissional, continuo acreditando fielmente nisso.  

Um profissional em formação, que fraciona seu tempo com muitas atividades que não sejam relacionadas a sua preparação, dificilmente será bem sucedido e chegará a grandes realizações. 

Continua após a publicidade

Evidente que há exceções, mas confiar que seu futuro pode estar em se inscrever no BBB achando que será uma nova Grazi Massafera é jogar um tanto com a sorte, não? (vale reforçar que além da sorte e do carisma, a atriz estudou muito para ser creditada e se posicionar onde está hoje). 

Fica difícil de entender e acreditar, no real objetivo profissional, com tamanho dispêndio de tempo, “criatividade” e energia, tentando elaborar fotos, stories, legendas (quase sempre prolixas e sofríveis), quando poderiam estar sendo empregados em atividades de estudo e preparação. 

Como bem diz meu amigo Marcos Motta, grande advogado e palestrante, “a distração é inimiga da intuição ”.

Hoje em dia, alguns atores já bem posicionados artística e financeiramente até contratam empresas ou pessoas pra gerenciar suas redes sociais. Seja por falta de tempo (normalmente por estarem exercendo a profissão de ator), por cuidado com a imagem ou por ambos os casos. 

Se o objetivo primário é a profissão, todo vigor deve estar voltado para isso, pois todo restante é consequência desse êxito. Uma carreira consolidada e respeitada também atrairá muita publicidade. 

Continua após a publicidade

Salvo os raros casos que talvez ganhem pilhas de dinheiro e com sorte conquistem sua independência financeira através do Instagram, a maioria tem grandes chances de se frustrar não conquistando nem uma coisa e nem outra. 

Acredito que a ambição nobre está em se doar de verdade para a profissão, seja ela qual for. O restante é bônus. 

Atualmente, artistas consagrados também possuem Facebook, Instagram, etc… mas duvido que confiariam a isso sua fonte de renda e realização profissional. 

Agora peço atenção ao leitor. Não estou aqui vociferando contra as redes sociais, afinal também possuo uma. O que cada um precisa se perguntar olhando para o espelho (e não pra uma selfie)é : “como quero ser visto e, principalmente, como quero ser lembrado?”

 Em tempo: 

Denzel Washington em uma recente entrevista para um canal de TV disparou:
Branding(marca) para um ator deve ser :  

O que você realmente fez de bom?  E não quantos likes você recebe…

É isso. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.